BEAGÁ MOBILIDADE.
Marina
da Silva
Foto Marina da Silva: Belo Horizonte vista a partir da Faculdade de Direito Dom Hélder Câmara-Região Hospitalar. Ao fundo Complexo de favelas da Serra.
Que Beagá tem
todos os problemas e mazelas sociais como todas as metrópoles brasileiras é
sabido e está na vista, estampado nua e cruamente da serra do Curral ao Serra
Verde, de leste a oeste!
Ocupação
urbana desordenada, irregular e precária (centenas de favelas e aglomerados,
o-fi-ci-al-mente umas trezentas favelinhas); trânsito caótico e enervante; péssimo
–estou sendo boazinha- sistema de transporte público (passagens caras, hiper
lotação, busão aos pandarecos); o mesmo vale para a segurança, saúde e educação, que mesmo acelerando não acerta o
passo!
ww.google.com.br/images "Servidores da saúde de Minas Gerais realizam paralisação, nesta quinta-feira (17), para reivindicar reajuste salarial. Pela manhã, os trabalhadores se concentraram na entrada do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS), na Região Hospitalar de Belo Horizonte. Renato Cobucci/Hoje em Dia/AE" 17-05-2012
www.google.com.br/images 2011- 113 dias de greve na EDUCAÇÃO levam trabalhadores ao desespero e acorrentados no pirulito da Praça Sete DENUNCIAR o descompromisso do governo de MG, Belo Horizonte incluso, com a educação de nossos filhos! MINAS GERAIS NÃO PAGA O PISO NACIONAL DA EDUCAÇÃO QUE É UMA ESMOLA: menos de 2 salários mínimos!
www.google.com.br/images "A INTEGRAÇÃO DAS POLÍCIAS É UMA FARSA" é a denúncia pichada em vários pontos de Belo Horizonte na greve de 2011! As polícias Civil e Militar "em guerra" por salários e condições efetivas de trabalho, praticamente SUMIRAM DAS RUAS!
Os problemas
são muitos e relatados aqui encheriam páginas, mas foram reduzidos à mobilidade
pelo prefeito máximo, a forma como vem sendo conhecido o lacerda que faz trio com aécio/anastasia.
E eu concordo
com ele em gênero, número e grau e ainda assino embaixo! O prefeito está
coberto de razão, aliás, é muito entendido dos problemas aqui das alterosas,
pois foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
A
administração do estado há uns bons mandatos é conhecida como Robin Hood às
avessas: mão aberta para os grandes e mão dura para o resto (empresários
pequenos, trabalhadores, povo mineiro). E não me deixa mentir os outdoors
espalhados pela capital ainda ali outro dia! Uma gestão de
choques de primeira e segunda em todas as gerações é a ordem do dia!
O máximo de
taxações diversas, o máximo de IPTU, o máximo de multas de trânsito
aplicadas... Enfim, para os associados, sócios, donos da empresa tudo (isso mesmo, em Minas Gerais temos o ESTADO-EMPRESA), para os cidadãos transformados em colaboradores terceirizados de quinta categoria:os rigores da lei!
Jornal de prestação de contas da PBH: 2009-2010: para 2 milhões e 375 milhões de cidadãos 200 obras! Detalhe as duas PRINCIPAIS OBRAS de duplicação da Antônio Carlos/Cristiano |Machado teve início no governo pimentel casado de papel passado com o trio aécio/anastasia/lacerda, OS DESADMINISTRADORES, AMBOS SUSPEITOS DE CORRUPÇÃO E MÁ VERSAÇÃO DO ERÁRIO pelo Ministério Público desde 2008!
A baixa
mobilidade em Belo
Horizonte está escancarada para quem quiser ver: nas
fachadas, ruas e calçadas (pichadas, esburacadas, mal cuidadas); no esgotamento
da rodoviária; no crescente aumento do transporte ilegal e perigoso; no grande
número de pessoas morando em ruas, praças, marquises, rede de esgoto e buracos; na expansão e precariedade do trabalho
de ambulantes nas ruas e ônibus
(crianças, jovens, adultos e idosos vendendo bugigangas chinesas, doces, balas,
pipocas, refri, cerveja e água); na dura vida dos catadores; na liberalidade dos
shoppings populares repassando falsetas, genéricos e piratas; na lenta
revitalização do hipercentro, etc, etc, etc.
Fotos Marina da Silva: o acabamento da obra de duplicação da avenida Antônio Carlos (2003-2012) que já foi destruida: erro na trincheira Santa rosa; recapeamentos, destruição do asfalto novinho para substituí-lo por concreto para obras do Bus Rapid Transport, destruição dos canteiros centrais e destruição das árvores, etc!
Mobilidade
aqui se restringe quase que unicamente às obras viárias: abertura,
asfaltamento, recapeamento, operação tapa-buracos ou duplicação de ruas,
rodovias, estradas! É a transformação das obras públicas em simples cabresto
eleitoral, que de tão lentas, acabam, com uma única obra, elegendo e reelegendo
um mesmo candidato! Isso sem falar no uso das obras para MÁ VERSAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO! E o metrô? Esquece! É uma empreitada para PAC mobilidade! E as obras do PAC...pacto corrupção!
As inadiáveis
obras do matadouro Br381, conhecida como a rodovia das mortes; a execução da
via expressa, a duplicação da Cristiano Machado e a eterna duplicação da
Avenida Antônio Carlos. Esta última iniciada em 2003, já gastou MAIS DE umas cinco centenas de milhões de reais para duplicar 3.9 km de avenida (acredite!)
em intermináveis duas etapas! A primeira etapa reelegeu governador e jogou BH
no colo de máximo, oops, márcio. A baixa mobilidade na administração (estado,
capital) e na execução das obras públicas tornou-se o modus operandi Gerais e
agora é o máximo, leia-se estratégia para má versação de dinheiro público!
Foi com essa
desculpa, problema de mobilidade, que o prefeito de Belô se dirigiu a Brasília
para buscar mais uns milhões do PAC, lá no Planalto, para suas obras viárias.
“Só 11% das
obras do PAC em Minas foram concluídas. O Programa
de Aceleração do Crescimento (PAC) está atrasado em Minas Gerais. Desde
o lançamento, em fevereiro de 2007, até abril deste ano apenas 111 projetos
foram concluídos, o que representa 11% do total de empreendimentos destinados
exclusivamente ao estado. Ao todo, são 974 projetos previstos para Minas. Em
comparação com os outros estados, Minas Gerais concentra a maior quantidade de
projetos cujas obras ainda não começaram, ou seja, estão em fase de preparação,
licitação ou contratação. Cerca de 75% dos projetos exclusivos, divididos nos
três eixos do programa (infra estrutura logística, energética e social-urbana),
ainda não saíram do papel. Isso representa 726 do total de empreendimentos
destinados a Minas. Outros 137 estavam em andamento até abril deste ano.”
Jornal Estado de Minas/27-09-09.
E a tal MOBILIDADE?
OBRAS INICIADAS EM MARÇO DE 2011 MESMO PERÍODO EM QUE O JAPÃO FOI ARRASADO POR UM TERRÍVEL TSUNAMI FICARÃO ASSIM ATÉ 2014:
www.google.com.br/imges MUIIIIIIIIIITA PROPAGANDA POR NADA!
Fotos Marina da Silva. Março de 20011 a março de 2012 = 1 ano de destruição e desperdício do dinheiro público!
www.google.com.br/images A população de Belo Horizonte espera, espera, espera...13-04-2010:
"A partir de uma linha de crédito criada pelo governo federal para obras de mobilidade nas 12 cidades sedes da Copa do Mundo’2014, o banco vai liberar R$ 1 bilhão para a implantação em BH de três corredores do BRT (Antônio Carlos – Pedro I, Cristiano Machado e Pedro II – Carlos Luz) e adaptação de vias no Centro". 1 BILHÃO DE REAIS!
Fotos Marina da Silva 16-06-2012. Trecho da Avenida Antônio Carlos em obras para implantação dos pontos de busão BRT.
Avenida Antônio Carlos esperando ponto de busão BRT! Viaduto São Francisco.
Avenida Santos Dumont totalmente destruída para implantação dos pontos de busão BRT.
Mesmo com o
abuso e uso da mobilidade tartaruga e execução papagaio como estratégia
político-desadministrativa (obras lentas e meia-boca), Belo Horizonte surpreende e encanta sempre muito bela
e funcionando. Apesar desta "pedra no meio caminho" retardando nosso desenvolvimento,
o melhor de Minas e de Beagá é o povo e aqui... o povo é o Máximo uai!