Postagens populares

Pesquisar este blog

24 agosto 2012

BRAZIL: JAPÃO X BELO HORIZONTE...RE(CONSTRUÇÃO).

BRAZIL: BELO HORIZONTE, PÉSSIMA ADMINISTRAÇÃO E MAU USO DO DINHEIRO PÚBLICO.

11 MARÇO DE 2011.  um terremoto de 8.9 na escala Richter, o maior da história do japão, provocou um tsunami e uma tragédia de proporções descomunais.
                            www.google.com.br/images.

Milhares de  mortos e milhares de desaparecidos, de desalojados e para piorar tudo, o fato provocou sérios danos e vazamento radiativo na central nuclear de Fukushima Daiichi.

RECONSTRUÇÃO. ABRIL/11
"O governo e as empresas do Japão começaram a acertar os detalhes de um plano de reconstrução após o terremoto e posterior tsunami do dia 11 de março que poderá custar mais de 200 bilhões de euros [R$ 445 bilhões].
A intenção do governo é aprovar o mais rápido possível um primeiro orçamento de 4 trilhões de ienes (cerca de 33 bilhões de euros) para começar uma gigantesca reconstrução no litoral nordeste do país após o terremoto de magnitude 9 ocorrido há um mês".
www.google.com.br/images.  06 (seis) dias foram gastos para reconstrução desta estrada!

2003. BELO HORIZONTE. MG. BRAZIL

TEM-SE O INÍCIO DE MAIS UMA DUPLICAÇÃO DA AVENIDA ANTÔNIO CARLOS, UM DOS PRINCIPAIS CORREDORES QUE LIGA O CENTRO DE BEAGÁ A ZONA NORTE DA METRÓPOLE.

2007. JULHO. O ENTÃO REELEITO PRESIDENTE LULA VEIO INAUGURAR A PRIMERA FASE DA PRIMEIRA ETAPA E DE QUEBRA PEDIR VOTOS PARA A REELEIÇÃO DE FERNANDO PIMENTEL.

http://www.google.maps/. Belo Horizonte: avenida Antônio Carlos via satélite. clique na foto.

Foram vários anos para realização desta faseI da Etapa I, 11 milhões de reais gastos, incontáveis transtornos para os moradores que dependem desta via para chegar ao centro da cidade. Engarrafamentos quilométricos diários, 1 a 2 horas perdidas só no trânsito, debaixo de chuva, frio, sol de rachar a moleira! 2003 a 2007! UFA!

2007. A primeira etapa, fase I e II ficou pronta! 10 pistas, 04 para ônibus e táxis, uma trincheira dos diabos, gradis ou guarda-corpo razoáveis, tinta no asfalto passável, o trânsito fluindo uma beleza com muitos carros, caminhões, ônibus, peruas, motocicletas! É O BICHO, É O BICHO, VOU COMEMORAR BEAGÁ EU SOU!


2007/2008. Fernando Pimentel reeleito prefeito de Belo Horizonte. Tem início a segunda etapa de duplicação da avenida Antônio Carlos.

2008/09. Parece um campo devastado por guerra, mas é a segunda etapa de duplicação da avenida Antônio Carlos. A lentidão da obra é inexplicável! Há dinheiro saindo pelo ladrão vindo do PAC- programa de aceleração econômica, sobra dinheiro e ainda por cima, a obra é usada como propaganda política: reelegeu Pimentel, reelegeu Aécio Neves governador e os cidadãos? Irritação, desassossego com engarrafamentos contínuos, aumenta vertiginosamente os acidentes envolvendo motocicletas (fugindo do tráfego pesado) e brigas de trânsito! Impera o caos para quem precisa passar pela avenida Antônio Carlos todos os dias. E OS ADMINISTRADORES CANTAM: "Tô nem aí"!

MARÇO DE 2010. Com a ambição de Áécio pela  corrida presidencial as obras, atrasadíssimas, começam a ser concluídas a toque de caixa: o prazo para Aécio se desligar do governo para concorrer a presidência termina em 31 de março e VEJA A OBRA ENTREGUE A POPULAÇÃO!

MARÇO DE 2011. A ganância de construtoras/empreiteiros e de olho nos bilhões do PAC COPA 2014 E PAC OLIMPÍADAS 2016 usa a desculpa dA NECESSIDADE DE INSTALAR O SISTEMA BRT (MOBILIZAÇÃO, MELHORAR O SISTEMA DE TRANSPORTE) para desviar mais dinheiro público destruindo as obras de duplicação da antônio Carlos que estão eternamente em estado de acabamento: a PBH e parceiros estão sempre ACABANDO com o que é construido para refazer eternernamente e manter gastos públicos exorbitantes! QUEM DISSE QUE CONCRETO É MELHOR QUE ASFALTO DE EXCELENTE QUALIDADE? QUE CONCRETO DURA MAIS QUE ASFALTO? E POR QUE NÃO SE USOU O CONCRETO DESDE O PROJETO INICIAL DE DUPLICAÇÃO DA AVENIDA?

MARÇO 2011/AGOSTO2012:  A SIMPLES TROCA DE ASFALTO POR CONCRETO E INSTALAÇÃO DE NOVOS PONTOS DE ÔNIBUS ESTÃO LONGE DE CHEGAR A UM FIM!

19 agosto 2012

BRAZIL: FANTÁSTICA BELO HORIZONTE

FANTÁSTICA BELO HORIZONTE
www.google.com.br/images. Figuras do folclore brasileiro. Cuca, Mula-sem-Cabeça, Caipora, Negrinho do pastoreio e Saci Pererê.

Ricardo Vieira*
Introdução
O autor de FANTÁSTICA BELO HORIZONTE, Ricardo Vieira.



 (...) "Revoltadas com as péssimas condições do transporte público, as Bruxas decidem ajudar os belorizontinos, substituindo os ônibus por suas vassouras. As Fadas, irritadas com a morosidade do sistema Único de Saúde, ocupam os lugares dos médicos e passam a atender os pacientes. Seres lendários, insatisfeitos com a educação, passam lecionar em praças públicas e na Serra do Curral.
Foto Marina da Silva. Passagens caras, longas esperas, pontos de ônibus precários; o serviço de transporte público feito por consórcios, oferece aos belorizontinos um serviço de PÉSSIMA ou NENHUMA QUALIDADE. Veículos velhos e caindo aos pedaços, barulhentos, poluidores e hiper lotados fazem as pessoas sonhar com o transporte de gado!


Assim  a Mãe d"Água dá aulas de Psicologia na Serra do Curral; a Boitatá leciona Gramática e Literatura na Praça da Assembleia; o Caipora dá aulas de Biologia na praça da Liberdade; o Curupira ministra aulas de Geografia na Praça do Papa; a Iara dá aulas de História na Praça Hugo Werneck; o Lobisomem leciona Direito na praça Raul Soares; a Mula-sem-Cabeça ministra aulas de Matemática na Praça da Rodoviária; o saci Pererê ministra aulas de Filosofia na Praça Sete.
www.google.com.br/images. Em 2011 os alunos da rede estadual de ensino ficaram 113 dias sem aulas numa das mais longas greves na Educação porque o governador e secretária de educação recusaram NEGOCIAR AS REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES! No início de 2012 as creches municipais entraram em greve; em maio de 2012 55 universidades federais e escolas técnicas entraram em greve e o GOVERNO DILMA RECUSA-SE NEGOCIAR COM OS TRABALHADORES!


"Nesse contexto, as Bruxas demonstram as péssimas condições do transporte público, as fadas mostram o descaso do Sistema único de Saúde com os pacientes, e os seres lendários refletem sobre a necessidade de se promovere reformas no sistema educaciona"l. 


www.google.com.br/images.Além das péssimas estruturas e condições de trabalho, professores e médicos sofrem violência física e psicológica de alunos, pais, direção/colegas de trabalho e do governo durante as greves! É alto o número de trabalhadores que adoecem nessas profissões!



"As falas dos personagens, embora eles sejam fictícios, constituem reflexões verdadeiras, e contribuem com a formação da consciência crítica dos leitores

(...) É obvio que além do transporte público, da saúde e da educação, há outros setores da sociedade que necessitam de melhorias, contudo, nesse livro, apenas esses três serão tratados".
Mosaico elaborado a partir do www.google.com.br/images. Violência contra professores!Basta!


"A crítica é dirigida aos detentores de mandatos eletivos, indiferentes aos graves problemas sociais, principalmente os que abalam a educação, a saúde e o transporte, aos ocupantes de cargos de administração pública, responsáveis pela gestão dos interesses coletivos  e aos particulares prestadores de serviços à sociedade".
Foto Marina da Silva. Serviço de Limpeza Urbana terceirizado e precário. Várias bocas-de-lobos entupidas de lixo por toda a cidade levarão a catástrofes na estação de chuvas/2012. Há lixo por toda parte e pouquíssimos trabalhadores na varrição. Pesquisa divulgada pelos jornais mineiros denunciam que menos de 10% da população de Belo Horizonte tem acesso a limpeza, varrição e coleta de lixo!


"Bruxa-Rainha:
_ Subalternas, Eu convoquei essa reunião porque tenho um plano espetacular. (...)Como vocês sabem, o transporte público de Belo Horizonte é péssimo. As pessoas ficam muitas horas nos pontos de ônibus e tomam esses veículos lotados. É um castigo depender desses malditos coletivos. É preciso criar um meio de transporte mais rápido para atender esse povo tão sofrido. Aí é que nós entraremos. Nós vamos transportar os belorizontinos em vassouras.
Assembleia:
_ Sensacional!"
Fotos Marina da Silva. "Quem me dera ao menos uma vez"... ser transportada feito gente.


"Fada-Rainha:
_ Queridas amiguinhas, convoquei essa reunião porque tenho um plano a lhes comunicar. Vocês sabem que a saúde nesse país é um caos. Os ricos tem Plano de Saúde, enquanto os pobres dependem dos SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, o SUS. O SUSTO...Digo, o SUS é muito ruim. É difícil marcar consultas médicas. Há muita gente esperando nas filas, onde chegam a morrer. Nesse contexto, eu colocarei fadas nos lugares dos médicos. Vocês sabem curar as pessoas com as suas varinhas de condão. Nós atenderemos o povo, resolveremos os seus problemas com maior eficiência. Vamos dar uma lição aos governantes e aos médicos. 
Assembleia:
_ Sensacional!"

Foto Marina da Silva. Todos os dias dezenas, centenas de pessoas que dependem do SUS vem de várias cidades de Minas Gerais e de outros estados em busca de tratamento na capital Belo Horizonte e ficam jogados ali pela praça Hugo Werneck, mais conhecida como A PRAÇA DAS AMBULÂNCIAS. É dessa forma que Belo Horizonte recebe as pessoas que buscam tratamento da saúde na capital, COMO SE FOSSEM TURISTAS DE AMBULÂNCIA!.





Fonte: Vieira, Ricardo de Paula. Fantástica Belo Horizonte. Belo Horizonte: Literato, 2012.

*Ricardo Vieira é é mineiro de Raul Soares e vive em Belo Horizonte, "formou-se em Filosofia e cursou um período de Teologia" na PUC/MG. O autor é estudante de direito e idiomas(alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Latin).Ricardo estreou na Literatura em 2008 com o livro Humor amargo.