FANTÁSTICA BELO HORIZONTE
www.google.com.br/images. Figuras do folclore brasileiro. Cuca, Mula-sem-Cabeça, Caipora, Negrinho do pastoreio e Saci Pererê.
Ricardo Vieira*
(...) "Revoltadas com as péssimas condições do transporte público, as Bruxas decidem ajudar os belorizontinos, substituindo os ônibus por suas vassouras. As Fadas, irritadas com a morosidade do sistema Único de Saúde, ocupam os lugares dos médicos e passam a atender os pacientes. Seres lendários, insatisfeitos com a educação, passam lecionar em praças públicas e na Serra do Curral.
Foto Marina da Silva. Passagens caras, longas esperas, pontos de ônibus precários; o serviço de transporte público feito por consórcios, oferece aos belorizontinos um serviço de PÉSSIMA ou NENHUMA QUALIDADE. Veículos velhos e caindo aos pedaços, barulhentos, poluidores e hiper lotados fazem as pessoas sonhar com o transporte de gado!
Assim a Mãe d"Água dá aulas de Psicologia na Serra do Curral; a Boitatá leciona Gramática e Literatura na Praça da Assembleia; o Caipora dá aulas de Biologia na praça da Liberdade; o Curupira ministra aulas de Geografia na Praça do Papa; a Iara dá aulas de História na Praça Hugo Werneck; o Lobisomem leciona Direito na praça Raul Soares; a Mula-sem-Cabeça ministra aulas de Matemática na Praça da Rodoviária; o saci Pererê ministra aulas de Filosofia na Praça Sete.
www.google.com.br/images. Em 2011 os alunos da rede estadual de ensino ficaram 113 dias sem aulas numa das mais longas greves na Educação porque o governador e secretária de educação recusaram NEGOCIAR AS REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES! No início de 2012 as creches municipais entraram em greve; em maio de 2012 55 universidades federais e escolas técnicas entraram em greve e o GOVERNO DILMA RECUSA-SE NEGOCIAR COM OS TRABALHADORES!
"Nesse contexto, as Bruxas demonstram as péssimas condições do transporte público, as fadas mostram o descaso do Sistema único de Saúde com os pacientes, e os seres lendários refletem sobre a necessidade de se promovere reformas no sistema educaciona"l.
www.google.com.br/images.Além das péssimas estruturas e condições de trabalho, professores e médicos sofrem violência física e psicológica de alunos, pais, direção/colegas de trabalho e do governo durante as greves! É alto o número de trabalhadores que adoecem nessas profissões!
"As falas dos personagens, embora eles sejam fictícios, constituem reflexões verdadeiras, e contribuem com a formação da consciência crítica dos leitores
(...) É obvio que além do transporte público, da saúde e da educação, há outros setores da sociedade que necessitam de melhorias, contudo, nesse livro, apenas esses três serão tratados".
*Ricardo Vieira é é mineiro de Raul Soares e vive em Belo Horizonte, "formou-se em Filosofia e cursou um período de Teologia" na PUC/MG. O autor é estudante de direito e idiomas(alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Latin).Ricardo estreou na Literatura em 2008 com o livro Humor amargo.
Mosaico elaborado a partir do www.google.com.br/images. Violência contra professores!Basta!
"A crítica é dirigida aos detentores de mandatos eletivos, indiferentes aos graves problemas sociais, principalmente os que abalam a educação, a saúde e o transporte, aos ocupantes de cargos de administração pública, responsáveis pela gestão dos interesses coletivos e aos particulares prestadores de serviços à sociedade".
Foto Marina da Silva. Serviço de Limpeza Urbana terceirizado e precário. Várias bocas-de-lobos entupidas de lixo por toda a cidade levarão a catástrofes na estação de chuvas/2012. Há lixo por toda parte e pouquíssimos trabalhadores na varrição. Pesquisa divulgada pelos jornais mineiros denunciam que menos de 10% da população de Belo Horizonte tem acesso a limpeza, varrição e coleta de lixo!
"Bruxa-Rainha:
_ Subalternas, Eu convoquei essa reunião porque tenho um plano espetacular. (...)Como vocês sabem, o transporte público de Belo Horizonte é péssimo. As pessoas ficam muitas horas nos pontos de ônibus e tomam esses veículos lotados. É um castigo depender desses malditos coletivos. É preciso criar um meio de transporte mais rápido para atender esse povo tão sofrido. Aí é que nós entraremos. Nós vamos transportar os belorizontinos em vassouras.
Assembleia:
_ Sensacional!"
Fotos Marina da Silva. "Quem me dera ao menos uma vez"... ser transportada feito gente.
"Fada-Rainha:
_ Queridas amiguinhas, convoquei essa reunião porque tenho um plano a lhes comunicar. Vocês sabem que a saúde nesse país é um caos. Os ricos tem Plano de Saúde, enquanto os pobres dependem dos SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, o SUS. O SUSTO...Digo, o SUS é muito ruim. É difícil marcar consultas médicas. Há muita gente esperando nas filas, onde chegam a morrer. Nesse contexto, eu colocarei fadas nos lugares dos médicos. Vocês sabem curar as pessoas com as suas varinhas de condão. Nós atenderemos o povo, resolveremos os seus problemas com maior eficiência. Vamos dar uma lição aos governantes e aos médicos.
Assembleia:
_ Sensacional!"
Foto Marina da Silva. Todos os dias dezenas, centenas de pessoas que dependem do SUS vem de várias cidades de Minas Gerais e de outros estados em busca de tratamento na capital Belo Horizonte e ficam jogados ali pela praça Hugo Werneck, mais conhecida como A PRAÇA DAS AMBULÂNCIAS. É dessa forma que Belo Horizonte recebe as pessoas que buscam tratamento da saúde na capital, COMO SE FOSSEM TURISTAS DE AMBULÂNCIA!.
Fonte: Vieira, Ricardo de Paula. Fantástica Belo Horizonte. Belo Horizonte: Literato, 2012.
Uma ideia genial; críticas sérias tradas de uma forma que alcança qualquer público belo horizontino e quiça brasileiro.
ResponderExcluir