OBRAS PÚBLICAS E IMOBILIDADE URBANA: BRT...TUDO PARADO!
"Políticos e fraldas têm uma coisa em comum. Precisam ser trocados regularmente e pela mesma razão." (Paulo Langrov)
Bus Rapid Transport ou BRT é a sigla “primeiro mundo” para o novo sistema de circulação de ônibus para Belo Horizonte, capital de Minas Gerais que, segundo os administradores da metrópole [se ficar pronto, acrescento] tem por objetivo "reduzir a quantidade de horas perdidas em engarrafamentos diários”.kkkk
Foto Marina da Silva. Rua da Bahia. BH. MG
Rapidez, celeridade, velocidade, competência, eficiência são palavras que não se casam de forma nenhuma com os desadministradores de Belô e quiçá do estado de Minas Gerais OU QUALQUER estado do Brazil! A política aqui em Beagá está sempre “dois passos atrás a cada passo” dado rumo a resolução de problemas comuns às grandes cidades, por exemplo, sistema de transporte!
A cidade cresce aceleradamente, verticaliza-se ferozmente em descompasso com o atendimento as novas demandas e pior, administrada por políticos que se divorciaram de vez da sociedade e levaram a administração ao estado mínimo, estado necessário, ou seja, atende a interesses capitais, ligados a capitalistas, principalmente tudo que se relaciona com os bilhões de dólares dos Pac"s 1,2, Pac Copa, Pac Olimpíadas e o povo que se...F*@.com.bh.radicalmente! E AGORA QUEM PODERÁ NOS DEFENDER?
A duplicação de avenidas em Belo Horizonte tornou o pesadelo de um trânsito caótico, violento, irritante em um transtorno diário em escala geométrica maior!
Fotos Marina da Silva. Um domingo qualquer 2013: obras paralisadas na Avenida Pedro I provocam imensos engarrafamentos no acesso entre a já duplicada, destruída, reconstruída, recapeada, destruída novamente para BRT Av. Antônio Carlos e Pedro I.
Vivemos em um “estado de canteiro de obras permanente” que fazem um trajeto de 15 minutos despender 45 minutos e um trajeto de 30 minutos ser realizado em 1 ½ horas ou mais! Ir e vir no dia a dia em Belo Horizonte para trabalhar tornou-se abominável desde o início da duplicação da Avenida Antônio Carlos, Avenida Cristiano Machado, Linha Verde, Avenida Pedro I, há dez anos atrás! Sair para diversão...nem pensar!
Como fazer em 10 anos uma obra de no máximo, em país civilizado, 10 meses AO CUSTO DE BILHÕES DE DÓLARES?
Os "desadministradores" de Beagá dão aulas! Paralisações inexplicáveis das obras, ERROS e sabotagem: tem trabalhadores e não tem máquinas; tem trabalhadores e máquinas e não tem operadores; tem trabalhadores, homens, máquinas e operadores e não tem material de trabalho; tem tudo e ninguém faz nada! Basta olhar pela janela do carro, do ônibus e ver o descalabro que é a execução milionária, bilionária das obras públicas em Belo Horizonte ou...acompanhar na mídia Sem falar em iniciar as obras sempre no período das chuvas!
Jogo político, fonte de corrupção e desvio de verbas públicas! Este é o significado de obra pública no Brazil!
Mosaico a partir de fotos Marina da Silva e www.google.com.br/images
As obras públicas não estão sendo executadas para resolver os problemas do trânsito; pelo contrário, elas possuem duas importantes funções: escoadouro do dinheiro público (leia-se roubo) e cabresto eleitoral (dar a impressão de que “A prefeitura está fazendo mais”,”Está fazendo melhor”, “Esta fazendo mais e melhor, “A prefeitura não para de trabalhar para você!”)
POR QUE BELO HORIZONTE NÃO CONSEGUE RESOLVER O PROBLEMA DE MOBILIDADE URBANA QUE AFETAM NÃO SÓ AS AVENIDAS OU CORREDORES PRINCIPAIS (Avs. Antônio Carlos, Cristiano Machado, Amazonas, Linha verde, Santos Dumont, Paraná)? A resposta de Gabriela Pereira Lopes- gerente de planejamento e controle da BHtrans, mais conhecida como BHTRANStorno é o “fenômeno de motorização”. HÃ????
Explico: vivemos um boom econômico no país, BH inclusa; mas como o sistema de transporte no país é uma merde, BH especialmente, o cidadão prefere ficar endividadoo em “trocentas prestações e andar em veículo próprio ou vans! Então há duas décadas “O aumento da frota de veículos (...) é de 180%! Em 2002 eram 700 mil veículos, atualmente são cerca de 1.400 (Um milhão e quatrocentos) mil veículos que vai da bicicleta motorizada, motos, carros velhos, carros novos, e o escambal!
“O tráfego nos bairros reflete o que acontece em toda a cidade”.
A SOLUÇÃO: BUS RAPID TRANSPORT.
Vamos ao super sistema de transporte BRT! Março de 2011, um tsunami e terremotos devasta grandes áreas do Japão, em Belo Horizonte tem inicio a destruição da obra de duplicação da Avenida Antônio Carlos e da Avenida Cristiano Machado e Avenida Pedro I para implantação do BRT: a desculpa para destruir as obras da Av. Antônio Carlos e Cristiano Machado é substituir o asfalto por concreto que tem uma durabilidade maior! A Avenida Pedro I começa o processo de duplicação com as demolições( atualmente a obra está paralisada). Em Maio de 2011 tem inicio as obras do BRT centro na Avenida Santos Dumont; janeiro de 2013 começam as obras do BRT Parana em plena estaçao de chuvas!
Dois anos depois, Maio de 2013, as obras andam a passos lentíssimos na Avenida Santos Dumont e av. Parana; estão PARALISADAS nas demais avenidas, com o agravante de se destruir as estaçoes BRT Cristiano Machado nova frente de trabalho na Avenida Santos Dumont e tudo de olho nas eleições presidenciais de 2014! Eis os fatos e versões, vamos as fotos!
BRT AVENIDA CRISTIANO MACHADO SERÁ ASSIM EM 2014...
BRT AVENIDA CRISTIANO MACHADO está assim: maio/2013
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/05/prototipo-de-estacao-do-brt-em-bh-e-demolido-na-av-cristiano-machado.html COMO a pbh pode JUSTIFICAR UM ERRO GROSSEIRO? Era só um teste.
BRT AVENIDA CRISTIANO MACHADO SERÁ ASSIM EM 2014...
www.google.com.br/images. Imagem futurística computadorizada
BRT AVENIDA CRISTIANO MACHADO está assim: maio/2013
Avenida Cristiano Machado: além do desmatamento e destruição de várias passarelas, a “Estação de embarque União teria sido demolida por erros de engenharia”. Durma-se com um barulho destes! Erro na trincheira Santa Rosa na Avenida Antônio Carlos, erro na estação da Avenida Cristiano Machado! Que empreiteira é esta? “Os operários que trabalhavam na implantação do sistema teriam dito que a estação foi construída com altura inferior a necessária. Com isso, as portas dos ônibus ficariam desniveladas com a estação”. O valor do contrato com a empresa? Cerca de 50 milhões de dólares ou 100 milhões de reais em concreto, ferro, prego, parafuso e mão de obra barata!
Começou em MAIO.2011 para ser entregue um trecho em novembro/dezembro de 2012, o que não aconteceu e pior, a avenida está totalmente fechada para embelezamento e destruição de mais um quarteirão que não entrou na primeira fase! 2 anos para realização de uma obra chulé e transtornos mil!
COMO ESTÁ A AVENIDA SANTOS DUMONT UM ANO DEPOIS?
COMO ESTÁ A AVENIDA SANTOS DUMONT UM ANO DEPOIS?
Fotos Marina da Silva. MAIO DE 2013 Seis meses de atraso e mais uma frente de trabalho aberta na Avenida Santos Dumont para obras de um quarteirão da avenida e obritas de "embelezamento".
BRT. AVENIDA PARANÁ.
INÍCIO DAS OBRAS: JANEIRO DE 2013.
Fotos Marina da Silva
BRT AVENIDA ANTÔNIO CARLOS
INÍCIO DAS OBRAS: MARÇO DE 2011
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