Postagens populares

Pesquisar este blog

04 dezembro 2011

IAPI- O RESSURGIMENTO DA FÊNIX parte segunda.

IAPI.  INSTITUTO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES DOS INDUSTRIÁRIOS!  
                         
                            
                                                      www.google.com.br/images
Muito mais do que um conjunto habitacional popular, o IAPI é um Bem e Patrimônio da história de construção da nova capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, nos fins do século XIX.
                              
                                         
                                                           www.google.com.br/images

Inestimável e caríssimo à memoria de Beagá, o conjunto ficou décadas jogado ao léu, sujinho, feinho, escancarando o descaso de administradores com o patrimônio histórico. Esculhambadinho, o IAPI acabou sendo desprezado por quem passa pela avenida Antônio Carlos e dá de cara com aquele "pombal"...Na recente duplicação da Antônio Carlos, não raro me indignei com pessoas que achavam que a prefeitura deveria colocar abaixo aquele "museu"!

PERA AÊ CARA-PÁLIDA: O IAPI pede passagem:



“Sou o CONJUNTO RESIDENCIAL SÃO CRISTOVÃO-IAPI”, o conjunto ganha voz e se apresenta. “Estou situado entre o grande Centro de BH e a região da Pampulha. Ao contrário do que muitos pensam, não estou à margem da nossa capital, pelo contrário, sou um autêntico oásis em meio ao deserto de concreto que me situo” e continua: “sou o PRIMEIRO Conjunto Habitacional VERTICAL do Brasil!”http://iapibh.blogspot.com



Quando soube da revitalização do IAPI não mais  me sosseguei! Munida com meu olhar 43 fiquei na espreita,  de botuca para não perder nadinha do que ia rolar no conjunto! Mania de comer o mundo com os olhos fui registrando, computando, fotografando da janela do carro, da janela do busão a transformação do IAPI. Só a presença das placas me emocionaram e fiquei aqui comigo imaginando a satisfação dos moradores com o resgate histórico e com as novas atenções que iriam a partir daquele momento despertar a "reforma" (alguns se referem assim) do IAPI.


O IAPI veio renascendo, ressurgindo aos poucos; tímido; com cores novas, vibrantes, vivas! O que vi primeiro foi uma nesga do que estava por vir, pois a ressussitação começou pelo lado oposto ao meu ponto de observação no busão/carro!


A  reforma não começou pelos prédios que dão vista pela avenida Antônio Carlos, mas pelo lado oposto, e o que eu conseguia capturar era roubado do que se escondia atrás as árvores e da igreja de São Cristóvão.





A curiosidade matou o gato, dizia minha mãe! E subo aqui, passo ali, vou pelo viaduto, penetro pela PPL- Pedreira Prado Lopes e vou capturando o que posso com o olhar! Se não fizer isso, morro! Mas morrer para quê se posso ir lá pé-ante-pé e visitar o que as árvores tentam esconder até a finalização!
Pelo IAPI afora eu vou bem sozinha!


Um dia fui ao SESC Laces- Liceu de Artes e Cultura do Sesc e resolvi olhar a cidade lá do alto, da cúpula e qual foi a minha surpresa ao ver ali, a olho nú, o IAPI se destacando na paisagem belohorizontina! Foi muiiiiiiiiiiiito legal e eu estava com minha maquininha fotográfica e registrei!
Ah se minha câmera fosse uma Nikon última generation!


ENTÃO...

Do meio do nada notei que as obras paralisaram! Fiscal da cidade (he, he, he), busquei informações e nadica de nada de saber o que estava acontecendo com a revitalização do IAPI. Colei ouvidos nas rádios mineiras mais ouvidas pelos mineiros e nada. Jesus me abana, mas o que aconteceu com as obras no IAPI?! Fiquei doente...rsrsrs, literalmente, tive uma gripe fortíssima (parecia dengue), depois machuquei meu braço, esqueci um pouco do IAPI, até que...


Nenhum comentário:

Postar um comentário