Postagens populares

Pesquisar este blog

23 abril 2011

DUPLICAÇÃO DA AVENIDA ANTÔNIO CARLOS: UMA HISTÓRIA SEM FIM!


AS VIAS ABERTAS DA ANTÔNIO CARLOS.
Marina da Silva.

Não é a primeira vez que a Avenida Antônio Carlos, que liga o centro de Belo Horizonte a Pampulha e zona Norte tem suas vias expostas aos homens e máquinas.
A exposição mais recente é de 2004, data do início da atual duplicação de 3.9km, que após cinco anos (e duas recapeadas) ainda se encontra na segunda etapa. Uma verdadeira empreitada que chega a superar até mesmo os Doze Trabalhos de Hércules!
Uma empreitada de primeira para empresas que no Brasil sempre fazem obras de quinta lançando mão de terceiras.
Além de fazer vista, a obra deu o que falar pelo trabalho de um artista! Preocupados com a ocupação irregular, os túneis foram  enfeitados com muito concreto e um obra no mínimo surrealista: um bode dragão com chifres e barbicha num gordo corpo de Buda deu serviço para vereadores exorcistas! A arte não só cumpriu o seu papel – espantar sem tetos e mendigos - como quase sacrificou a reeleição de Pimentel. Então...
Com mais uma tonelada de concreto abateu-se o monstro de vez e pôs fim a saga televisiva. Prestígio igual nem o capeta do Vilarinho, outra lenda daqui.
Em 2008 a obra que era pavê, ou seja, só pra olhar, começou a ser consumida deixando a vista buracos, calombos e em muitos pontos um craquelê! Recapear! Foi a solução para uma lâmina de asfalto tão fina de fazer inveja a uma gilete. A segunda etapa começou quando Aécio, o governador, sentindo o desânimo de Serra (o líder nas pesquisas para presidente) com o fortalecimento de Dilma Roussef , resolveu se lançar candidato a presidência da república. Da noite para o dia, quase meados de 2009 choveu homens e máquinas na pista pondo abaixo – do hospital Belo Horizonte à praça dos peixes ali ao lado da rodoviária, casas velhas, prédios antigos, barracos e galpões. O trecho virou um campo de guerra e quase nada das antigas construções ficou de pé: botecos copos sujos, puteiros, casa de exorcismo e orações, igrejas evangélicas, jogo do bicho, galpão de obras sociais, o antigo cinema,  o posto policial, o Leguedê das roupas velhas!
Por um triz salvou-se o Hospital Belo Horizonte, o hospital Municipal Odilon Behrens, a antiga escola Municipal, o Mercado, a Polícia Civil e o lendário conjunto habitacional IAPI.
Limpeza geral e saneamento urbano acabou por deixar ao desabrigo dezenas de indivíduos que viviam por ali: mendigos, moradores de rua, os sem teto, os muitos filhos do narcotráfico   e sua cracolândia.
Uma pobreza e miséria imensa, incomensurável estão agora na superfície, escorrendo pelas artérias e veias abertas da nova via, testando e reinventando novos abrigos aqui ou ali, deixando exposto em carne via um descaso e descompromisso social que se escondia nos muitos quilômetros da avenida.
Hoje estão a olhos vistos, toda a miséria e indignidade em que vivem dezenas de pessoas que sobreviviam camuflados e escondidos nos lotes vazios, prédios velhos e construções abandonadas da Antônio Carlos. Um horizonte não tão belo da Belo Horizonte, uma das cidades mais importantes do país, capital de um estado riquíssimo que cresce a cada ano por mais de uma dezena de anos batendo os números de crescimento econômico do Brasil!





17 abril 2011

POLÍTICO PARA QUEM PRECISA DE POLÍTICO





Dúvida V
Homessa!
Fico ressentido
Deprimido,
Sentido,
Sofrido,
Fod, digo ferido
Com tanta promessa!
E ainda tem gente
Que vai nessa
E parece contente ?
http://rimasprimas.blogspot.com/JoséZokner 


SE ESTAS RUAS E AVENIDAS FOSSEM MINHAS, "EU MANDAVA, EU MANDAVA LADRILHAR", ASFALTAR, NADA DE RECAPEAR OU OPERAÇÃO TAPA-BURACOS (SERVIÇOS DE MERDA!) E  NUNCA DEIXARIA MINHA CIDADE TÃO DESADMINISTRADA*!

Clique na foto para ver ampliado. Fotos da região Sul de BH. bairros: Serra, Carmo, Sion, Mangabeiras e região da Savassi. Bairros tradicionais da área nobre de Belo Horizonte! Imagine as áreas menos nobres, as mais pobres de atenção!




O MESMO VALE PARA AS CALÇADAS ESBURACADAS, GRADIS MEIA-BOCA, OBRAS LONGAS _ CONSTRUÇÃO-TARTARUGAS, perdoe-me "tartas"_ PICHAÇÕES, LIXO ESPALHADO!

Fotos de ruas e avenidas da região central e área hospitalar.

AH SE ESSA CIDADE FOSSE NOSSA, NÓS CIDADÃOS, HOMENS E MULHERES,  QUE PAGAMOS TODOS OS IMPOSTOS IMPOSTOS SOBRE NÓS;
E QUE AMAMOS ESTA LINDA BELO HORIZONTE RADICALMENTE!

Belo Horizonte: dispensa palavras, MAS...PRECISA SER CUIDADA, MELHOR ADMINISTRADA!

TODO MUNDO SABE QUE A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO... DA POLÍTICA E POLÍTICOS, TITICA,  1.99*

Ousadia ou estupidez? Estultice fazer propaganda num ponto histórico totalmente pichado! Na foto o viaduto de Santa Tereza.

A CARA DE PAU DOS POLÍTICOS E DA MÍDIA. É TAMANHA QUE SÓ SE JUSTIFICA PORQUE NOS TRATAM, OS CIDADÃOS, COMO OTÁRIOS! Exceção feita a Globo Minas que sempre mostra BH e seus problemas e ainda cobra atitude dos administradores, corre atrás das promessas e não fica só nas denúncias.



BEAGÁ  É A CAPITAL DAS OBRAS, DESCULPE-ME O TRANSTORNO: VALE CONTAR OBRA QUE ESTÁ LEVANDO 1,, 2, E ATÉ 3 MANDATOS PARA SER EXECUTADA?


Duplicação da avenida Antônio Carlos, começou em 2004 e foi entregue a população INACABADA, CAINDO AOS PEDAÇOS no final de março/2010. Cidade administrativa Tancredo Neves, custo de 1 bilhão de reais e já tem rachaduras e suspeitas de ilícitos. Viaduto para acesso ao Mineirão, já está fazendo aniversário e é acusado de "limpeza" de favela para Copa 2014.


* DESADMINISTRAÇÃO: neologismo que peguei emprestado de uma das Constatações de Juca Zokner.