Postagens populares

Pesquisar este blog

08 dezembro 2015

BRAZIL: uma história de corrupção, pobreza, miséria e democracia $1,99!

BRAZIL $1,99: GENÉRICO, PIRATA e FALSETA

Mosaico a partir de www.google.com.br/images. Atualmente no Brazil, votar significa apertar botão e assinar folha de presença e acatar a vitória do político que rouba e não faz ou político que rouba e faz merda! 
                                                                                             Marina da Silva

Década de oitenta, século XX: uma enorme euforia social pelo fim da ditadura militar, por eleições diretas, pela transição lenta rumo à democracia, comprada por cinco anos e dirigida por José Sarney, o coronel do Maranhão. A "família" Sarney personifica o que há de pior na política brasileira: a oligarquia coronelista! No poder desde 1965, Sarney saiu em surdina da presidência do senado assim que foi deflagrada a Operação Lava jato da Polícia Federal em 2014: crimes envolvendo empreiteiras, políticos, desvio de bilhões de dólares em obras públicas,  principalmente da Petrobras. 
No poder após morte de Tancredo, Sarney elevou a inflação às alturas empobrecendo e condenando à miséria milhões de brasileiros, mantendo a renda e salários baixos, criando planos bizarros, governando através de medidas provisórias, autoritarismo, muita corrupção e combatendo o dragão da inflação no gatilho.  
Pessimismo esperançado1, "o jeitinho Sarney" de governar:  elevar o que está ruim ao paroxismo e justificar desmandos,remédios amargos, arrocho salarial, esmagamento da classe média, favorecimentos, roubalheira. Piorando tudo incutia na população impotência, covardia, terror! Uma "paisagem de medo"que deixou o povo anêmico de cidadania e necessitando de um "doutor em algum lugar".  pessimismo esperançado de Sarney/PMDB vitaminou o medo à volta dos militares, da inflação e o medo dos comunistas que tomavam casas, terras e comiam crianças!
Considerada “a década perdida”, na verdade foi um período riquíssimo social, cultural, político e especulativo. O povo foi às ruas celebrar a democracia e pedir eleições diretas. Nas artes as denúncias sócio-político-econômicas ganharam destaque e uma riqueza fenomenal tomou as artes: música, literatura, artes cênicas, dança,  teledramaturgia, etc.
Resultado de imagem para g1 vale tudo novela
https://www.google.com.br/search?q=g1+vale+tudo+novela
Corrupção e falta de ética conduziam Vale Tudo, que denunciava a inversão de valores no Brasil do final dos anos 1980.


Sarney institui a política do “toma-lá da Cá”, ou seja, compra de votos para esticar o próprio mandato de 4 para 5 anos, aprovação de planos econômicos inócuos2 e lesivos ao povo, apadrinhamento e distribuição de ministérios, indicação de cargos do alto, médio e baixo escalão na presidência de bancos e estatais rentáveis, propinas e muitas outras ignomínias como os Atos Secretos3 e claro, o nepotismo! Na economia, o “Quanto pior, melhor” ou Otimismo esperançado4 permitiu a promiscuidade financista especulativa e fez surgir a classe dos ricos emergentes, grande desigualdade social e imenso fosso entre ricos e pobres; e ainda a horizontalização e expansão geográfica das favelas e do narcotráfico!
A última década do século traz a batalha surrealista entre aesperança vermelha e a renovação colorida. Vence Collor e o “Consenso de Washington”5: a culpa é do "estatismo", da hipertrofia e raio de ação do Estado  e sua ingerência sobre interesses capitalistas, principalmente dos banqueiros! O neoliberalismo se implanta no país abrindo a nação aos estrangeiros, combatendo o funcionalismo público e abençoando a privataria, ops, privatismo! O uso da mídia forjando em Collor o "salvador da pátria" e manipulando pesquisas de intenções de votos foi extraordinário! Collor vence as eleições com sua beleza e Jet-ski e afirmando não ter um aparelho de “som” igual ao do pobre sindicalista Lula da Silva, que teve nas mãos a presidência da república e perdeu pelas maquinações e maracutaias globais,entre elas: o “suspeito” sequestro de Abílio Diniz por petistas; denúncia de assassinato de “incapaz” pelo aborto da primeira companheira  e assaltante futuro, no roubo e confisco da poupança dos brasileiros! Lula perdeu, Collor venceu e confiscou a poupança e...Onde foi parar Sarney? No senado, quatro vezes presidente do mesmo, 32 anos de poder absoluto, mais de 50 anos na política!
www.google.com.br/images. Aécio PSDB, Dilma PT, Militares, e o poder...Sarney!


"Em 1989, ano de eleições diretas para presidente da República, o país se encontrava extremamente agitado em virtude do caos na economia. Centenas de greves de trabalhadores aconteceram em todo território nacional, atingindo inclusive os chamados setores essenciais, como o da assistência médica-hospitalar, o dos transportes coletivos e dos funcionários públicos. (...) Collor foi o vencedor e assumiu o governo em 15 de março do ano seguinte.”
E  sofreu impeachment na metade do mandato, ficando inelegível por dez anos e voltando por cima e debaixo dos panos como senador. No governo de Itamar Franco[1992-1994] e FHC[1995-2002] além de dar um gelo na inflação, foi criado o plano real: mega desvalorização da moeda nacional e fazendo o “para casa” prescrito para Collor: abertura ampla e irrestrita às ingerências do FMI na economia do Brasil, redução dos marajás (funcionários públicos,  boa parte da classe média clássica),  corte dos gastos públicos,  leia-se sucateamento geral da saúde, educação, habitação, saneamento básico, transporte público, segurança pública, etc. É ainda deste governo PSDB a façanha de destruir a proteção social do trabalhador flexibilizando e/ou extinguindo direitos trabalhistas, fortalecendo a terceirização nos serviços públicos, conduzindo reformas impopulares como a reforma da Previdência e vitaminando as privatizações de áreas estratégicas e geopolíticas (ex.: a mega mineradora Vale do Rio Doce). As reformas fiscal e tributária jamais entraram em pauta e o PROER6- pacotão de ajuda aos bancos foi caso de família,  uma questão unir...banco!
www.google.com.br/images. O povo brasileiro paga a conta até hoje!

O sindicalismo que já vinha perdendo força com a reestruturação global de empresas e o deslocamento das mesmas para áreas com vantagens comparativas dentro e fora do país, lutou o último combate, caiu no colaboracionismo e se desativou à força sindical. No segundo mandato de FHC, cumprido à risca o que o mestre FMI mandou, ele se voltou contra a parca proteção social do mundo do trabalho e a ataques constantes ao funcionalismo público ativo e "vagabundos" aposentados! Greves constantes e longas, principalmente na Saúde e Educação, serviram para desvalorizar os profissionais, jogar a população contra médicos e principalmente professores e manter o povo no status semi-alfabetizado (lê e não entende uma palavra, mas desenha o nome e aperta botão confirma corruptos no poder), regra comunista imposta pelo doutor honoris causa FHC de seu grande mentor: Joseph Stalin:
“As idéias são muito mais poderosas do que as armas. Nós não permitimos que nossos inimigos tenham armas, porque deveríamos permitir que tenham idéias "
www.google.com.br/images. Pobreza extrema, miséria, exclusão social, analfabetismo =morte do tucanato e da social democracia falseta no poder!
O resultado do governo social democrata fake PSDB é chegarmos ao século XXI com índices vergonhosos na educação e no desenvolvimento humano. Na saúde e educação Fernando Henrique Cardoso conseguiu ser pior que o ex-governador de MG, Newton Cardoso-PMDB, que é, ao que se sabe, um analfabeto bizarro, estúpido e pústula! FHC é doutor! Sua estratégia de governo: incutir medo do "Risco Brasil" e volta da inflação e ditadura e comunistas e uso intensivo da mídia contra professores e médicos.
Mas não foi somente nestas áreas que FHC causou estrago. Seu governo foi um desastre para fiscalização geral e da Polícia Federal em particular, com sub-investimentos e congelamento salarial. 
Ex.: Minas Gerais (campeã em rodovias), a polícia federal rodoviária foi desativada o que permitiu nos últimos anos do século XX um afluxo de mercadorias e imigrantes ilegais (destaque China), a destruição cerrado, o desmatamento e  reflorestamento homogêneo de eucalipto, a degradação ambiental pela ganância de mineradoras. 
Resultado de imagem para Desastre em mariana mg
www.google.com.br/images. 05-11-2015. Rompimento de duas barragens de resíduos da mineradora Samarco (Vale/Billiton) em Mariana, causa a maior tragédia ambiental e humana no Brasil. Um distrito varrido do mapa, centenas de desabrigados, muitos mortos, desaparecidos, morte do Rio Doce, devastação em várias cidades de Minas e Espírito Santo e..a TV globo só noticia ataque terrorista e se solidariza com Paris 24H no ar!


invasão chinesa no mercado brasileiro (MG, SP, RJ, etc) ganha força a partir de 1999. Os comerciantes brasileiros repassam mercadorias “suspeitas” em shoppings de camelôs, camelódromos, galerias comerciais em pontos estratégicos, feiras de artesanato (Ex.:feira hippie de BH, rua Vinte e cinco de Março em SP, feirão de importados de Brasília...) e ainda, mercados tradicionais, feiras shop e shop feiras, shoppings centers legais, colocando em movimento a vida $1.99, chula, pobre! Um estilo de viver que desqualifica "os luxos" e institui o falseta, genérico, pirata, a baixa qualidade de produtos, o descompromisso ambiental, trabalhista, enfim, fundando o Lifestyle $1,99!
Foto Marina da Silva. 

As necessidades espirituais e materiais humanas são reduzidas ao lixo, a produção precária, à prostituição do caráter da sociedade igualando-o ao mau-caratismo e corrupção dos políticos e empresários no governo! Somos todos $1,99?
A resposta veio em 2002 quando, cansado de temer os generais, o "risco Brasil" da especulação financeira, a volta da inflação, alto grau de corrupção PMDB/PP/PSDB/PFL-Demo (os mais vorazes) e o comunismo capitalista da China, o povo elegeu o petista Lula da Silva que assume em 2003 como “O cara” apadrinhado pela aliança com o PMDB do coronel José Sarney! Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és, diz o dito popular.
ww.google.com.br/images. Lula[2003-2009].

Lula e petistas entram para a História tanto como a esperança lograda de um país melhor, menos corrupto quanto pela “articulação” espúria com os partidários de Sarney, pelo continuísmo das políticas econômicas ditadas para o Brasil de Collor, FHC e se imiscuindo em escândalos de corrupção, mau uso do dinheiro público, abuso da abjeta política “toma lá da cá”, negociando cargos, privatizando, ajudando bancos em menos de dois anos no poder. 
Maracutaias e maquinações agora dos Lulistas-pemedebistas, leia-se Sarney, dão a Lula um segundo mandato e fazem Dilma sua sucessora por mais dois! A euforia volta com a descoberta da camada pré-sal em 2007: mega campos de petróleo e gás natural; com a escolha do Brasil para sediar a Copa Fifa de futebol 2014 e Olimpíadas 2016 e morreu no maior crime de corrupção da História, que é um único e mesmo crime, apenas vitaminado com a promiscuidade, parasitismo de empreiteiras/políticos/Petrobras, enfim, tem as patas sujas na era Sarney!

O "jeitinho lulista" de governar é o "Socialismo possível", um SOCIALISMO $1,99. O traço mais sombrio e perverso das "esquerdas" é o paradoxo entre discurso/prática. Socialismo possível,  Capitalismo comunista  mantem a população no mesmostatus quo, sustentado por ideologias messiânicas,  uso intensivo da mídia tradicional e redes sociais. O excesso de propagandas promove uma alienação "acéfala" que não percebe o choque entre o discurso igualité, fraternité, liberté e as práticas vorazes do neoliberalismo na imensa especulação financeira. Aos vencedores...o luxo extremo; ao resto, perdedores, fracassados...genérico, falseta, pirata made in China!
www.google.com.br/images. Lendo o gráfico...havia 36 milhões em extrema pobreza;  com o Bolsa-família "caíram" para 22,1 milhões em extrema pobreza, jan/2011, depois para 19 milhões também em 2011; 2,55 milhões em 2012 e 0,0 em 2013. Então 13,9 milhões [36-22=13,9] continuaram em extrema pobreza em 2013 e somados com as 12 milhões de famílias na miséria [12x2 pessoas por familia= 24 milhões de pessoas]contabiliza o total de 37,9 milhões de pessoas extremamente  pobres e miseráveis! Afffff Continuamos com cerca de 40 milhões de pobres extremos e extremada miséria!
www.google.com.br/images. Para transformar 61,81 milhões de pobres e miseráveis herdados de FHC  em 2003 para 40 milhões Lula/Dilma foi usado a tese Rubens Ricupero: números "feios" a gente maquia, fotoshopa e voilá: 0,0 milhões de pobres e miseráveis!

"Todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido" prega nossa Constituição/1988 numa democracia representativa de araque, $1,99 que tem como presidente da Câmara e Senado (Luis Eduardo Cunha PMDB, Renan Calheiros PMDB) "suspeitos" de crimes lesa-pátria na Operação Lava jato da PF, além de outros. Os dois candidatos da última eleição presidencial (Dilma e Aécio) também "suspeitos" de crimes na Lava jato foram blindados num acordo entre as partes PT/PMDB/PSDB/DEM/PP. 
A ficha limpa é certificada com "merda"! FHC do PSDB, Lula do PT são esquerda $1,99, falseta, genérica e representam o fracasso geral com suas alianças espúrias com a Odebrecht, empresa que tem mando de campo no campeonato de corrupção nas obras públicas, principalmente as obras ligadas a Petrobras E PAC's 2007, copa, infraestrutura, etc.]
Paladino da "glasnost" brasileira, o PT se vangloria do surto de crescimento econômico na era Lula que está mais ligado ao forte crescimento da construção civil no período, do que a "distribuição" das riquezas da mega descoberta de petróleo e gás natural da camada pré-sal prometida em 2007! 
É o boom na construção civil e não a "bolsa-esmola $1,99, que, aditivada com as obras de infra-estruturas dos PAC's [programa acelerado de corrupção] que dará origem a "Nova classe média Brasil", a classe Cde que sobrevive com renda familiar entre 780/4.500 reais, mercadorias piratas, genéricas, falsetas, mora em conjuntos habitacionais populares e aglomerados de favelas, pagando eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares, carros velhos em prestações a perder de vista!
Mosaico a partir de images googles e fotos Marina da Silva. Lifestyle $1,99 Brasil, All Ten dólars in United States of America e  Just 99p in Uneted Kingdom (England, Scotland, Wales, Northern Ireland)!

A classe média clássica, a mais expropriada e arrochada pelos impostos, vai às compras em Miami nas feiras de importados da China: tudo por "Ten dólares"! E pior, a cada dia que passa reduz seus "luxos" espirituais e materiais às necessidades básicas praticando a filosofia do "desapega"! O que dá coesão e estabilidade ao Lifestyle $1,99 é a redução à vida pobre, de parcas necessidades materiais e espirituais vendidas na mídia brasileira como "desapego", comportamento ambiental ecologicamente correto! Vida de gado, ruminando falácias, aplaudindo o capitalismo e a massificação das massas ao estilo chinês: morte ao individualismo, generalização uniformizada e conversão de pessoas em massa ignara!



Notas:
1. Pessismismo esperançado. Leia artigo aqui no blog.

2. Era Sarney.  “Quanto às medidas econômicas, em 1º de março de 1986, foi estabelecido um plano de ampla reforma monetária, que ficou conhecido como Plano Cruzado, em referência à nova moeda implantada. Implantado pelo ministro da Fazenda Dílson Funaro, previa o congelamento de preços e salários, o abono de 8% para todos os trabalhadores, o "gatilho" salarial a cada vez que a inflação ultrapassasse 20% e o incentivo à produção em detrimento da especulação financeira. O plano fracassou. Em janeiro de 1988, o novo ministro da economia, Luís Carlos Bresser, implantou um novo plano econômico de estabilização que também não deu certo. Em 1989, uma nova estratégia econômica, denominada como Plano verão, foi anunciado pelo governo mas também não trouxe o resultado esperado. A taxa anual de inflação havia fechado em 1.764,86%. Em 1989, ano de eleições diretas para presidente da República, o país se encontrava extremamente agitado em virtude do caos na economia. Centenas de greves de trabalhadores aconteceram em todo território nacional, atingindo inclusive os chamados setores essenciais, como o da assistência médica-hospitalar, o dos transportes coletivos e dos funcionários públicos. As eleições presidenciais foram realizadas em dois turnos, pois nenhum dos candidatos obteve maioria absoluta em 15 de novembro de 1989, conforme exigia a Constituição. No segundo turno, Fernando Collor de Mello, candidato da direita pelo PRN (Partido da Reconstrução Nacional) e Luís Inácio Lula da Silva, da esquerda pelo PT (Partido dos trabalhadores), disputaram o voto do eleitorado em 17 de dezembro de 1989. Collor foi o vencedor e assumiu o governo em 15 de março do ano seguinte.”
 3.Atos Secretos
“Embora tenha declarado que a crise não era dele, mas do Senado, Sarney esteve desde o início no centro dos escândalos. Em primeiro lugar, Sarney exercia pela terceira vez a presidência da casa. Em segundo lugar, o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, principal operador do esquema dos atos secretos, havia chegado ao cargo por sua indicação, em 1995. Como se não bastasse, uma longa série de denúncias envolvia diretamente seu clã: um neto intermediava empréstimos consignados no Senado; outro era funcionário-fantasma; um parente recebia salário do Senado mesmo morando na Espanha; o mordomo da casa da filha Roseana Sarney recebia 12 000 reais como funcionário do Senado; outros sete parentes do senador também faziam parte da folha de pagamento da Casa; o filho do meio, Fernando Sarney, o próprio senador recebeu durante quatro meses auxílio-moradia de 3 800 reais, embora tenha residência própria em Brasília; emprestou de maneira irregular um apartamento funcional; e deslocou seguranças do Senado para defender seus imóveis no Maranhão.”http://veja.abril.com.br/infograficos/rede-escandalos/perfil/jose-sarney.shtml

*** Otimismo desperançado. Leia artigo aqui no blog.

**** Proer
“1995. O inesquecível PROER: Em 1995 o ex-presidente Cardoso deu uma amostra pública do seu compromisso com o capital financeiro e, na calada de uma madrugada de um sábado em novembro de 1995, assinou uma medida provisória instituindo o PROER, um programa de salvação dos bancos que injetou 1% do PIB no sistema financeiro – um dinheiro que deixou o sofrido Tesouro Nacional para abastecer cofres privados, começando pelo Banco Nacional, então pertencente a família Magalhães Pinto, da qual um de seus filhos era agregado. Segundo os ex-presidentes do Banco Central, Gustavo Loyola e Gustavo Franco, a salvação dos bancos engoliu 3% do PIB, um percentual que, segundo economistas da Cepal, chegou a 12,3%.
O Proer demonstrou, já em 1996, como seriam as relações do governo FHC com o sistema financeiro. Para FHC, o custo do programa ao Tesouro Nacional foi de 1% do PIB. Para os ex-presidentes do BC, Gustavo Loyola e Gustavo Franco, atingiu 3% do PIB. Mas para economistas da Cepal, os gastos chegaram a 12,3% do PIB, ou R$ 111,3 bilhões, incluindo a recapitalização do Banco do Brasil, da CEF e o socorro aos bancos estaduais.”
http://www.psdbnuncamais.blogspot.com.br/

Consenso de  Washington.

“O termo Consenso de Washington ficou conhecido como um conjunto de medidas de ajuste macroeconômico formulado por economistas de instituições financeiras como FMI e o Banco Mundial, elaborado em 1989. Entre essas "regras" que deveriam ser adotadas pelos países para promover o desenvolvimento econômico e social estavam: disciplina fiscal, redução dos gastos públicos, reforma tributária, juros de mercado, câmbio de mercado, abertura comercial, investimento estrangeiro direto, com eliminação de restrições, privatização das estatais, desregulamentação e desburocratização, direito à propriedade intelectual.”http://www.politicaeconomia.com/2011/10/os-efeitos-do-consenso-de-washington-na.html http://www.politicaeconomia.com