Postagens populares

Pesquisar este blog

16 janeiro 2016

BRAZIL: TERCEIRIZANDO O PRIMEIRO MUNDO

GOVERNANÇA POLÍTICA: O JEITINHO BRASILEIRO*

 Marina da Silva 
Mosaico a partir de www.google.com.br/images. Brazil; partido único, PC- PARTIDO DA CORRUPÇÃO em mais de 35 siglas!

Quando há duas décadas atrás se descobriu que o Primeiro Mundo, leia-se Estados Unidos, estavam "estudando" o Brasil e o povo brasileiro buscando entender como uma nação tão imensa e complexa conseguia manter o povo unido, sem guerras civis, grandes distúrbios e transtornos sociais, obediente as leis e dóceis – apesar do imenso fosso social entre ricos e pobres - pensava-se que o foco e objetivo da pesquisa era "apreender e compreender" o fenômeno da diversidade racial dos estadunidenses, da redução da população branca, da miscigenação e heterogeneidade populacional típica dos brasileiros!
“Nossos japoneses são os Melhores” - slogan de uma multinacional com sede no Brasil sintetizava qual é a cara do país. Os Estados Unidos estavam se transformando num Brazilzão? Questionava-se nossa aristocracia intelectual. Nessa terra tudo que se planta dá, avisa Pero Vaz de Caminha à Corte portuguesa. O brasileiro é o povo mais feliz do mundo! Brasileiro é bonzinho! Brasileiro não desiste nunca! Se tudo isso fosse verdade científica comprovada validaria para o Mundo Desenvolvido o jeitinho brasileiro de ser e de governar! 
O que seria uma desgraça inominável; um retrocesso humano impensável para o Primeiro Mundo, visto ser o "populismo-coronelismo-paternalismo e o alto grau de corrupção  nas abjetas práticas políticas e administrativas  que mantem a população em estado eterno de gado mendicante e no modo vira-lata!
Fotos Marina da Silva. Outubro 2007. Paris X Belo Horizonte[ao fundo, a extensa mancha de um dos complexos de favelas Morro do Papagaio. Zona Sul de BH/MG.


Luxo extremo e pobreza extrema; casa grande e senzala; sobrado e cortiço; mansão e favela. Esta “paisagem” brasileira interessava e muito aos  primeiro-mundistas não só no Brasil, mas que está presente nas Américas Central e latina, Ásia, África. 
A cara do século XXI
www.google.com.br/images.
"Antes um símbolo do atraso do Terceiro Mundo, a desigualdade chegou aos países desenvolvidos, em especial os Estados Unidos. Enquanto no Brasil o abismo social é cada vez menor, nos EUA a distância entre as camadas mais ricas e as mais pobres da população só aumenta. O processo se agravou com a atual crise econômica, mas uma pesquisa mostra que a desigualdade social americana tem se acentuado desde o final da década de 1970. De acordo com levantamento do Congresso americano, a renda das famílias 1% mais ricas cresceu impressionantes 300% de 1979 a 2009, enquanto a da classe média avançou apenas 40%." 2013
http://www.istoe.com.br/reportagens/281453_A+NOVA+ERA+DA+DESIGUALDADE

Mas por que tanto interesse nas terras brazilis? 
Porque vivemos uma nova fase do capitalismo ou fase daacumulação flexívelneoliberalismo, globalização. Desde o fim da Gold Age: final da segunda guerra, recuperação econômica da Europa, Japão; do surto tecnológico que permitiu a fragmentação e desterritorialização da produção;  do aumento da competitividade pelos mercados mundiais - Tigres asiáticos e Bric’s; as nações mais poderosas do mundo buscam controlar matérias-primas, mão-de-obra barata e/ou escrava, benesses e isenções fiscais de governos terceiro-mundistas como forma de baratear os custos da produção e aumentar a taxa de lucros para além da "especulação financeira e imobiliária" apoderando-se do Estado e dos cofres públicos capturando o poder político e roubando nações. E tudo graças aos hospedeiros como o Brazil que NÃO criou a transferência de riquezas para os ricos via PPP-parceria público privada, MAS transformou em lei, beneficia a corrupção, cala a população com obras inócuas, meia-boca, inacabadas aprova parcerias entre máfias [nativas e/ou estrangeiras] onde o Privado entra com projetos superfaturados e/ou fantasmas e abocanha o dinheiro público! As PPP's da corrupção estão Inside Asia, One eye in África, Feet in Américas,partner of Brazil e no resto do mundo! 

 www.google.com.br/images. LEI DA CORRUPÇÃO LEGALIZADA. PPP.


Deixando os outros países de lado e pegando The case of Brazil: no desenrolar da  famigerada pesquisa descobriu-se o pote de ouro no fim do arco-íris, ops, túnel, rodovias, metro, viadutos, etc! Alguns resultados deram teorias instigantes e promissoras, capitalisticamente falando: Os brasileiros tem paixão pelo luxo;a pobreza e miséria de milhões podem gerar bilhões de...dólares; as favelas podem salvar o mundo...capitalista; a letargia e a baixa politização do povo brasileiro se dá pelo DESEMPODERAMENTO E DESQUALIFICAÇAO DA CIDADANIA; a classe média clássica e a burguesia fedem e são indesejáveis na atual fase de acumulação flexível; é extremamente fácil criar uma “nova classe média” metafísica totalmente descolada da realidade midiatizando o sentir-se “classe média” com nada; o papel da mídia é culpabilizar a população pela corrupção política; a terceirização e/ou rebaixamento dos indivíduos, cidadania, da mão-de-obra, empresas, serviços públicos, funcionalismo público, do espírito humano, etc e tal também é um estilo de vida e forma de governo salutar ao capitalismo e nomeado por mim  de Lifestyle $1.99 or 99P or US$10


Mosaico a partir de www.google.com.br/images Londres e fotos Marina da Silva, Belo Horizonte, MG. 


Na Inglaterra ou Portugal, Nos Estados Unidos ou na Nigéria tudo pode ser conduzido ao status e ao Lifestyle $1.99.  E isto é o mais chocante e aterrador: pode-se globalizar o “jeitinho brasileiro” para o Primeiro Mundo e para o resto do mundo! Séculos do processo civilizatório construindo uma sociabilidade mais humana e rica tanto material como espiritual estão a meio caminho da lata de lixo! 
2010. “115 milhões de pessoas, ou 23% da população da UE, foram consideradas pobres ou socialmente desfavorecidas. As principais causas foram o desemprego, a idade avançada e os baixos salários, com mais de 8% de todos os trabalhadores da Europa agora pertencendo ao grupo de "trabalhadores pobres"(...)O crescimento da pobreza e da exclusão social não é simplesmente um resultado da crise econômica, mas sim o resultado de uma política deliberada por parte dos governos europeus e da União Europeia. Apesar dessas estatísticas alarmantes, as autoridades continuam a cortar os gastos sociais, a aumentar a idade da aposentadoria, a eliminar empregos no setor público e a expandir o setor de baixos salários - todas medidas que ampliam e aprofundam a pobreza.” 
www.google.com.br/images. 2011. Occupy Wal Street, Occupy Europa, Basta de corrupção! A resposta dos capitalistas: extrema violência contra as demandas dos cidadãos!

Adaptabilidade é a principal característica deste povo feliz, amável, flexível, moldável, principalmente pelo uso e abuso excessivo da violência legal [ex. UPP- unidade pacificadora de pobres,ops, policial pacificadora] ou legalizada [milícias militares corruptas e/ou de narcotraficantes] aliada a uma justiça morosa PPPP- pune pobres, pretos, prostitutas, periferia e conivente com os bandidos de colarinhos brancos, políticos corruptos, vândalos dos cofres públicos e submetida a estes.

www.google.com.br/images. Está faltando muitos políticos, mas na atual lista oficial estão o presidente do Senado Renan Calheiros e o presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha, ambos do partido de super corruptos que controlam 50% do poder no Brasil.
  
Se a principal característica do povo brasileiro é a adaptabilidade e não deixar de sonhar nunca, o perfil dos políticos, em todos os poderes, é a COLABORAÇÃO, são facilitadores do assalto aos cofres públicos[ leia sobre os crimes de corrupção da Operação Lava Jato] e tudo dentro da legalidade, conluio, distribuição de altos cargos em estatais por indicação de empreiteiros [mas não somente destes] e propinas! As principais siglas eleitorais do PC-PARTIDO DA CORRUPÇÃO são: PMDB, PP, PSDB, DEM, PT, nesta ordem e siglas aliadas.
noticias.uol.com.br/album/2013/09/20/conheca-os-partidos-politicos-existentes-no-brasil.htm. A corrupção no Brasil tem sigla, logomarca, uniforme, bandeira, hino, etc! Na política o crime é organizado, feito em campeonatos, tendo 04 empreiteiras como cabeça-de-chave: Odebrechet, Andrade Gutierrez, Queiróz Galvão, Camargo Correia.


Made in Brasil direto da nossa social democracia PSDB via PPP: A PPP é uma prática política do Capitalismo Co-responsável* que camufla os desvios de dinheiro púbico para corporações, instituições filantrópicas, grandes empresas nacionais/estrangeiras/laranjas, bancos, usineiros, ruralistas (agropecuária industrial) com o discurso do PRIVADO INVESTINDO NO SOCIAL COM DINHEIRO PÚBLICO! Um jogo win-win ou ganha-ganha, nas palavras de Hillary Cliton! Se é possível governar o Brasil, um gigante com cerca de 8.5 milhões de Km2 e 204 milhões de habitantes por que não aplicar o mesmo modus operandi nos países do Primeiro Mundo em crise?

 "[Ideas, innovations, partnerships and public service are all part of the ethics and values that have become a way of life for Hillary Clinton.]"

"Metamorfoseado em Capitalismo Co-responsável, o jeitinho brasileiro de governança à esquerda virou Socialismo Possível tipo exportação.  “Socialismo possível” é a regulação social e dominação neoliberal via adesão ideológica voluntária ou voluntariamente imposta com a ajuda da mídia - império do discurso populista e falacioso encobrindo cada vez mais a concentração de rendas! A dominação/alienação ideológica transforma o estado de Bem-estar-social em utopia e impõe aos povos o life style 1.99, genérico (material e espiritual)!"http://marinasdasilva.blogspot.com.br/2012/09/brazil-capitalismo-co-responsavel.html


Que o lixo gera riqueza todo mundo sabe, mas que a pobreza e miséria de grandes contingentes da população gera riqueza fácil? Só foi possível comprovar através de estudos científicos! “estudo realizado pelo IFC (Corporação Financeira Internacional) instituto privado ligado ao Banco Mundial e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sobre como a pobreza mundial é um mercado potencial de capital, ou seja, a pobreza pode gerar muita riqueza. Diz o estudo que “as quatro bilhões de pessoas que vivem na pobreza tem um poder de compra de 5 trilhões de dólares”!” Tudo para os pobres é mais caro! Concluiu os estudos científicos e facilmente o dinheiro vai para o ladrão! Explica-se: no Brasil bilhões de dólares são desviados dos programas sociais e obras públicas! Há um parasitismo e promiscuidade histórica entre políticos/empresários, com destaque para empreiteiras, usineiros, banqueiros, ruralistas, etc, que financiam campanhas políticas de todos os candidatos com chances nas eleições para garantir o favorecimento em licitações esquema conhecido como Toma lá Da-cá! Aqui no Brasil as favelas podem salvar o mundo...capitalista! E não é pela logística, andabilidade, economia de aglomeração, mão-de-obra barata, sustentabilidade verde!
No Brasil 65% da nova classe média Brasil mora em favelas, recebem bolsas-esmola e formam um contingente populacional de 12 milhões de famílias, cerca de 50 milhões de  brasileiros, oficialmente. As favelas formam um mercado consumidor literalmente cativo, escravo, cercado por milícias de narcotraficantes e de policiais E COM UM PIB invejável! 
 "[ A renda anual dos 11,7 milhões de brasileiros que vivem em favelas - população maior do que a do Rio Grande do Sul, o quinto estado mais populoso da federação - é estimada em R$ 63,8 bilhões]." O salário mínimo no Brasil após uma década de comunistas/socialistas no poder é de R$880,00. Enquanto 65% dos favelados foram etiquetados como “nova classe média Brazil”, a classe média clássica, espremida, estrangulada, salários congelados, paga impostos excessivos, bens, serviços alimentos, etc. hiper inflacionados rebola e se vira nos trinta para não ir morar dentro de favelas superlotadas!
O Estado brasileiro esta infestado de parasitas, vírus e vermes que usam a mídia para seus discursos falaciosos, fotoshopados, mais preocupado em enriquecer ilicitamente abrindo os cofres públicos a quem lhes financiou campanhas e os colocou estrategicamente nas câmaras, senado, ministérios, presidência da República! Nossa democracia é ficção e a as eleições uma farsa, um mero apertar botão numa urna eletrônica altamente suspeita de fraude! Cidadania no Brasil se resume a isso: confirma político corrupto! O desempoderamento do povo se dá pela confinação da cidadania ao mero ato de votar a cada dois anos e culmina com o apertar botão que não emite nenhum comprovante para os eleitores sobre o destino real de seu voto! Sem representantes [não existe oposição entre os políticos] o país é facilmente dominado por empresas detentoras do poder econômico! É o império da corrupção! 


http://pt.actualitix.com/pais/eurp/europa-populacao-abaixo-da-linha-de-pobreza.php "Quem foi que disse que miséria é só aqui?" Salve Ney Matogrosso!

O que o Primeiro quer do Brasil é...donwloading desse jeitinho sórdido e abominável de governar e administrar a nação desempoderando a cidadania, matando processos de crescimento e desenvolvimento humano com sub-investimentos em áreas chaves como saúde, educação, cultura, segurança, habitação, lazer, etc; extinguindo a Classe Média Clássica”; arrasando o mundo do trabalho alimentando duas classes de trabalhadores: terceirizados e escravos! Terceirização no Brazil é sinônimo de trabalho precário, mal remunerado, péssimas condições e relações de trabalho, ausência de legislação( existe apenas a súmula 331 para regular tão extensa categoria).A humanidade dos indivíduos é levada ao consumo mínimo, necessário a sobrevivência, um retorno ao simiesco! O endividamento das famílias é brutal tanto pela especulação alimentar, imobiliária, como pela supervalorização de produtos e fraudes no consumo. 
 Se podem vender carro 1.0 de cerca de 8 mil dólares ao preço de carro de luxo para quê produzir carro de luxo??? Terceirizar a vida é viabilizar o chulo, sem classe, falseta, genérico reduzindo as necessidades humanas ao básico! A mídia tem forte papel na formação social das mentes no life style 1.99 tanto na TV como no jornal impresso! Atrofiada, a vida humana se confina em desejos e necessidades classe C, na letargia pela replicação constante das paisagens de medo como as forjadas na revolta do busão/Jun.13 Foto Marina da Silva. A mídia nos chamou de "vandalos", mas somos os felizes brasileiros dando um basta na corrupção! Belo Horizonte 16-06-2013 Pior do que ser um povo terceirizado, subdesenvolvido, de Terceiro mundo é a vida de gado de quinta categoria! A recente pressão Obama sobre os republicanos com discursos a La “Lula” mata o American dream, Yes I can, Yes We can e a subsunção da super poderosa potência capitalista, dona do mundo, ao processo de “abrasileiramento”! 

"EUA aprovam elevação do teto da dívida e evitam calote". Antes do início da votação no Senado, o senador republicano Ted Cruz, considerado uma das maiores lideranças do Tea Party (a ala mais conservadora de seu partido), disse em seu pronunciamento no plenário que o acordo era "terrível" e que o povo norte-americano "não tem voz em Washington". Se a ascensão de Obama e do lifestyle 1.99 pode ter confundido a elite intelectual pelos ataques de 11 de setembro de 2001, pela crise sub-prime de 2008 [traços ainda difusos nos discursos populistas, paternalistas e de fortalecimento do papel do Estado] a recente eleição do prefeito de New York, o democrata Bill de Blasio deixa claro e evidente a opção C nos EUA em franco desenvolvimento! O próximo ato virá com a promiscuidade, ops, “governança” democrata-republicana! 
"Nova York, com 8,3 milhões de habitantes, é majoritariamente democrata e abriga uma população multiétnica, com 33,3% de brancos, 25,5% de negros, 28,6% de hispânicos e 12,7% de asiáticos.(...) propostas, está aumentar os impostos para os nova-iorquinos ricos para financiar um jardim-de-infância para crianças a partir dos 4 anos, a construção de 200 mil casas populares e a manutenção dos hospitais comunitários.(...) Os críticos de De Blasio acusam-no de "populismo" e de ter feito uma campanha "racista". Ele também é atacado por  sua "experiência limitada em cargos do Executivo" 
Resultado de imagem para trump presidential slogan
www.google.com.br/images. EUA eleições presidenciais 2016. Putz!

FINALIZANDO: este texto não é obra de ficção e qualquer semelhança...NÃO É MERA COINCIDÊNCIA, acredite você ou não!

 * Republicação: texto atualizado por Marina da Silva

13 janeiro 2016

BRAZIL:PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.

RUMOREJANDO

http://rimasprimas.blogspot.com.br/
PEQUENAS CONSTATAÇÕES, NA FALTA DE MAIORES.
Constatação I (De uma dúvida crucial).
Sirigaita é o siri que toca acordeom e/ou bandônion?

Constatação II (Ah, esse nosso vernáculo).
Eu não sabia se o sabiá sabia se a sabiá sabia, ou não sabia, “assobiá”.

Constatação III (Cultura Geral).
Deu na mídia: Batman X Superman; Capitão América X Homem
 de Ferro. Eles se enfrentam em 2016 no cinema. Portanto, pode-se
 ter esperança de um confronto entre o Príncipe Submarino contra o
 Tocha Humana e/ou o Centelha. Vale lembrar aos leitores de Gibi
 que nas Razões e Proporções Matemáticas que o Tocha Humana
 está para o Centelha, assim como Batman está para o Robin. Bem, 
tomara que não sobre para a gente.

Constatação IV (Dúvida crucial, via pseudo-haicai).
De hora em hora
O saudoso
Rememora?

Constatação V
Deu na mídia: “Temer age para não perder comando do PMDB
 na Câmara”. Taí uma notícia de transcendental importância para
o futuro da Humanidade. Vige!

Constatação VI
Quem autorizou as mudanças nas tomadas elétricas deveria estar
 na cadeia
 com prisão perpetua.

Constatação VII
Não se pode confundir dragoa, que, segundo o dicionário Houaiss,
 é o feminino de dragão com dragona que, segundo o dicionário Aurélio,
é “Substantivo feminino.
1. Galão, com franjas ou sem elas, ou peça de metal amarelo, que os
 militares usam no ombro, como distintivo”, até por que nunca alguém
viu um dragão, ou uma dragoa, e muito menos, usando uma dragona.

Constatação VIII (Aparentemente paradoxal).
Há pessoas que para se sentirem feliz elas têm que estar ou, pelo menos, 
aparentar que estão infelizes, na tentativa de compartilhar
 sua – delas – infelicidade.

Constatação IX
E como justificativa o obcecado o seu proceder de ter várias amantes, 
retendendo mostrar, inclusive, cultura na alocução:
 “Elas são todas muito meigas. São antípodas da minha mulher”.

Constatação X
Não se pode nem deve confundir menina-moça com menina-dos-olhos
muito embora tenha muita menina-moça que é uma menina-dos-olhos
 para todos, exceto para as invejosas. Vige!

Constatação XI
Era um cara tão implicante, tão implicante, mas tão implicante que se
 acontecia de elogiar alguém a proporção já tinha alcançado os píncaros
 de até fazer parte do Livro Guinness de Recordes de 1:1000. Vige!

Constatação XII
E como comentava o velhinho para os seus amigos, também velhinhos: 
“A próstata é, maldosamente, a responsável e a irresponsável pela
 interrupção do sono e dos sonhos”.

Constatação XIII
Não se pode confundir vincar com fincar, até por que, como, aonde
 e o quê se fincar, corre-se o risco de deixar uma preocupação em pessoas 
que até podem chegar a vincar, como a testa, por exemplo, em pessoas
 notoriamente cismáticas e/ou incrédulas.

Constatação XIV
No filme Um coração no Inverno, o personagem do ator Daniel Auteil
 fica impassível, imperturbável, refratário às investidas amorosas da
 personagem, interpretada por Emmanuelle Beart. O enredo suscitou 
do obcecado uma indignação tal que ele comentou o seguinte numa
 roda com os amigos: “Se eu cruzasse com esse cara, eu daria uma 
bordoada nele. Onde já se viu não atender a pobre da moça. Vige!”

Constatação XV
O livre arbítrio, o dogma e outros conceitos explicados e/ou estabelecidos
pelas religiões judaicas e cristãs devem ter sido adotados para justificar
 certos fatos e procedimentos inexplicáveis à luz da razão. Data vênia, 
como dizem os nossos juristas, mas para este assim chamado escriba tais
 respostas não deixam de parecer a solução mais simples de algo questionável 
 que é algo ainda sujeito a chuvas e trovoadas e, com perdão dos que
 creem, esdruxulo.

Constatação XVI (Falando da frágil paz ou dos preparativos
 das guerras).
Os tratados
Antes solidificados,
Foram abandonados,
Mal falados,
Vilipendiados,
E acabaram liquidificados.

Constatação XVII (Meio ambiente).
Dizia o jardineiro,
Poetando:
“O pinheiro
Solta grimpas*
Supimpas;
Solta pinhão
Que é uma obra-prima
De formatação
Da mãe natureza
Ou Daquele lá de cima.
Com toda a certeza,
Foi gerado com poesia
Com rima
Que, nos campos,
Naquela era
Havia
Outra atmosfera:
Pirilampos
Piscando;
Sapos coaxando;
Corujas crocitando;
Cigarras cantando;
Grilos
Com seus estrilos.
É, tudo isso,
Toda essa cena,
Algum dia,
Ainda se via.
Pena!
*Grimpa = Ramo do pinheiro.

Constatação XVIII
A frequência
Naquele bar
É uma indecência,
Disse a solteirona,
Sentada na poltrona,
Olhando pela janela
Do quarto dela.
Só tem homem acompanhado,
Com cara de enfastiado,
Que comigo não daria par.

Constatação XIX (Tragédia do cotidiano).
Com o passar do tempo, com o avanço cronológico da idade,
 os cônjuges continuaram a dormir na cama de casal. Mas havia 
como uma espécie de muro de Berlim virtual no meio do assim 
chamado leito nupcial: Ele nem, ao menos, chegava a passar a
mão na abundância dela; ela nem chegava a roçar no seu maior
patrimônio. Coitados!

Constatação XX
Desacato a uma autoridade é quando você não chama:
-Um juiz de meritíssimo;
-Um reitor de magnífico;
-Um cardeal, ou bispo de reverendíssimo;
-Um deputado ou senador de Vossa Excelência, ao invés de
 nominar, como os franceses, que se reportam a todos os cidadãos,
sem distinção, de senhor e senhora.

Constatação XXI
Estava num baita dilema,
Sem dúvida um problema,
Queria provar por teorema,
Sem ser apelativo,
Se uma prevaricação
Ajudaria
A reciclar a libido, ou não
O que seria,
Em caso positivo,
Uma excelente solução.

Constatação XXII (Poeminha atrapalhado, aloprado sem muito
 pé e muito menos cabeça).
Constrito,
Depois de ouvir
Um grito
Sair
Da boca do lobo
Ou da boca-de-lobo
Já nem me lembro mais
Ando esquecido demais
Confuso,
Meio bobo,
Obtuso
Será que é o fuso?
Ou o horário de verão
Puxa! Que confusão
Vou ficar é calado
Antes que eu seja internado
Em vários asilos,
Por causa dos meus grilos,
Sem
Que alguém
Tenha pena de mim.
Fim.

Constatação XXIII
E como dizia a solteirona – nada a ver com a outra solteirona, 
citada acima – para uma terceira solteirona, sua amiga: 
“O carnaval está se aproximando. Aguardemos, pois, a indecência 
da profusão de bundas e seios que estarão à mostra. E, com toda
 a certeza, para que nenhum obcecado botar defeito. Vige!”

Constatação XXIV
Um dos exemplos de humanismo, amizade e paixões do povo
 italiano é o que se pode encontrar nos livros do escritor
 Giovanni Guareschi, principalmente naqueles cujos personagens
 principais são o padre Dom Camilo e o comunista Peppone.
 Leitura obrigatória, como diriam os críticos.

Constatação XXV (De dúvidas cruciais).
Foi o concerto para a mão esquerda, de Maurice Ravel, que foi
 vetado pelos políticos da assim chamada Direita? E foi durante 
a execução de Os pinheiros de Roma, de Ottorino Respighi, que
 caíram umas grimpas na cabeça do regente? E, mais ainda,
 foi naValsa das flores, de Piotr Ilich Tchaikovsky que a rosa
 brigou com o cravo, debaixo de uma sacada?

Constatação XXVI (De uma dúvida crucial via pseudo-haicai).
Mudança de atitude
Da regra do jogo, durante
O seu transcurso, é ilicitude?

Constatação XXVII
Foi a polva que, no bem-bom, disse pro polvo:
“Bem, isso de agora passar um dos tentáculos
Na minha bun, digo, nuca, depois eu resolvo”?

Constatação XXVIII
Foi o caminhante,
Seguindo a trilha,
Que, de repente,
Apareceu
Numa ilha
E nada mais entendeu?

Constatação XXIX (Ah, esse nosso vernáculo).
O rei quando estava sentado no trono lhe deu vontade de sentar 
no trono e com voz tronante pediu licença à corte e saiu correndo
 numa velocidade de um mésotron.

Constatação XXX
Ela clareou os dentes como soe acontecer com os atores e atrizes globais.
 No entanto, ela era por natureza azeda, digna de se candidatar a um 
concurso de Miss Azedume. Jamais, em tempo algum, se permitia um
 simples sorriso. Quando muito, um amarelo. Rir, então, nem pensar.
 Quando lhe perguntavam por que nunca ria, até para mostrar os dentes
 clareados, ela respondia que sim. Que ela ria. Mas, por dentro.

Constatação XXXI
Há vários tipos de surra que a gente leva na vida. Mormente àquelas antes das novas leis vigentes no país que em criança não se pode bater. As físicas e as psíquicas. As físicas, por exemplo, se enquadram naquelas de chinelo e/ou tapa na poupança, como castigo de uma traquinagem e/ou maldade feita. A da professora que dava “bolo” que consistia em bater coma régua na palma da mão se a gente não houvesse feito a lição. Ainda pode-se citar o trote – alguns violentos – e o malfadado bullying que também deixa sequelas para o resto da vida. A do leão de chácara, normalmente um cara duplamente quadrado. Explica-se: por burrice e por medir 2m x 2m, ou seja 2 metros de altura por 2 metros de largura que acha que você não está se comportando devidamente ou em outros locais similares, mas condenáveis pela moral da vizinhança.
Com relação às psíquicas, pode-se citar:
A do chato que quer te doutrinar, fazer proselitismo, convencer de algo seja no futebol, na religião ou na política e, pior, não te dando chance de você se esgueirar, tendo em vista que não põe ponto, vírgula ou ponto e vírgula na sua enfadonha peroração;
A do vizinho que trata mal o piano e do adolescente que instalou na garagem da sua casa um jogo de bateria e tenta acompanhar uma música que colocou no equipamento de som na altura de decibéis que em país desenvolvido daria cadeia;
Da maioria dos programas da televisão;
De certos locutores e comentaristas esportivos;
Do técnico de futebol que tenta explicar, tergiversando, por que o seu time foi derrotado;
Do vendedor que quer te empurrar um produto, o qual você absoluta e definitivamente não está interessado. 
(Continua indefinidamente...)

RICOS & POBRES
Constatação I
Rico cria expectativa; pobre se atrasa.
Constatação II
Rico é colaborador, pobre delator (Colaboração de Marina da Silva 
“Juca estava assistindo "Entre aspas" sobre a medida provisória da
corrupção e me lembrei de Pobres e Ricos para o ministro que
 defendia a medida. Rico é colaborador, pobre delator
 (o ministro chama delação premiada de colaboração e lei anticorrupção
 de lei da empresa livre).
Constatação III
Rico dá conselho; pobre, é palpiteiro.
Constatação IV
Rico sensualiza; pobre é pervertido.
Constatação V
Rico tem coluna; pobre, espinha.