Postagens populares

Pesquisar este blog

02 outubro 2015

BRAZIL EDUCAÇÃO: PÁTRIA EDUCADORA?

QUEM QUER: O CÉU OU SER PROFESSOR(a)

PROCURA-SE PROFESSOR!
Marina da Silva
http://sejaumprofessor.mec.gov.br/“Seja um professor. Venha construir um Brasil mais desenvolvido, mais justo, com oportunidades para todos”. MEC- Ministério Educação.


Respeitabilidade, honradez, utilidade social inquestionável, a profissão mais importante do mundo, o professor tinha categoria e uma história de classe! Valorizados por toda sociedade como elite intelectual, profissão sagrada, digna do céu e essencial para o progresso da humanidade, os mestres caíram em desgraça nos trágicos períodos de autoritarismo. No Brasil especialmente após a usurpação do poder pelas “bestas fardadas” no golpe militar de 1964! “A educação oficial no Brasil começa em 15 de outubro de 1827, com um decreto imperial de D. Pedro I, que determinava que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". É por causa desse decreto, inclusive, que o Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro.” Perseguidos, torturados, “desaparecidos”, assassinados, a classe foi brutalmente amordaçada, esmagada, massacrada e resistiu, porque, pode-se violar, ferir, destruir corpos, mas há potencialidades humanas  inatingíveis às investidas de ditadores e do terror, entre elas, a liberdade de pensamento, o uso da razão, o livre arbítrio, a escolha!
Aqui no Brasil, os anos 80/90 são marcados pela sucessão de bestas (militares e/ou civis) no poder e à perseguição da classe juntou-se o recrudescimento da desvalorização, desonra, precarização dos salários, das relações e condições de trabalho dos professores, um posicionamento administrativo tacanho que reverbera hoje atravancando a ordem de progresso da era globalizada! Chegamos à primeira década do século XXI como a 7ª potência econômica do planeta, nota 1000 em economia e muitos pontos abaixo da mediocridade na Educação. 
 Um gargalo que pode fazer o país perder o “trem bala” da história do capitalismo na fase de acumulação flexível! “O inssino no Brasiu è ótimo”! A maioria dos professores trabalha em apenas uma escola, de localização urbana, e é responsável por uma turma de 35 alunos em média – informa o MEC/censo educação 2007. Não ria porque o MEC... fala sério!
Temos 1.882.961 professores; 681.662 trabalham em 2 ou 3(?) empregos e o restante em apenas um emprego... de professor! E estes indivíduos são juízes (de futebol e de leis) e professor; dentista e professor; médico e professor; colaboradores(as), consultores(as), promotores(as), revendedores(as) da Avon, Natura, Jequiti, Mary Kay, Racco, Hermes; empreendedores sociais e... professores também! São os 63.8% ou 1.201.299 professores que o MEC supõe que tenham jornada em turno único!

O Ministério da Educação não informa, mas o Ministério da Saúde contabiliza altas taxas de adoecimento para aqueles que ainda insistem e sentem o maior orgulho da profissão ”essencial e desprestigiada” que entre outros transtornos exige: “carga mínima entre 2.400 a 3.200 horas” dentro da sala de aula não contabilizado o tempo gasto no preparo das mesmas, na correção dos “para-casas” e otras cositas extra-classe e fora dos muros da escola! O MEC recomenda e a grande maioria das escolas públicas e/ou privadas não possui: “salas multimídias, laboratórios de pesquisa, informática, imagem e som, documentação, restauração e uma biblioteca básica! Ao sucateamento da educação seguiu pari passu  a deterioração do sistema de Saúde  e o esfacelamento da saúde dos educadores e  profissionais da saúde, atividades que se tornaram altamente insalubres e periculosas. 
                       Raquel da Silva Lima, professora do Ensino Fundamental em Curvelo. Minas Gerais. Foto facebook.

 Quem viveu em Minas Gerais do final dos anos setenta aos oitenta, quando um trator administrava o Estado lembra-se que as greves e reivindicações dos trabalhadores da saúde e educação eram rechaçadas a cassetetes, cavalaria e bombas de efeito moral(?) e defeito administrativo. O então governador cuja educação formal ou não, era inversamente proporcional aos seus atos de corrupção (safou-se de impechmeant com a anuência de comparsas na Assembléia Legislativa) vinha a público tripudiar dos profissionais taxando professoras de “mal amadas e mulheres que sustentavam marido" – o salário assim o permitia, óbvio! 
A desvalorização geral das categorias e a precarização da saúde  e educação transformou os profissionais em sal,  mercadoria 1.99: “um produto  branquinho, baratinho que em qualquer canto se acha!”. Também marca os anos oitenta e noventa vários confrontos entre governos (federal, estadual, municipal) e diversas categorias, entre elas trabalhadores da saúde e educação. Greves recorrentes, longos períodos de paralisações, truculência oficial levaram ao desrespeito e descrédito e desvalorização moral e econômica dos profissionais que se viram acossados desde então pelo assédio físico, psicológico, material; um conflito armado entre professores/pais/alunos/colegas/direção/governos/sociedade (a mesma situação vivida por médicos/pacientes/familiares/demais profissionais da saúde/diretores/governo.

Os diagnósticos ou raios-x da Educação apresentados na mídia diuturnamente mostram os resultados obtidos com esta postura bizarra e desadministradora dos políticos deste período os mesmos que agora conclamam SEJA UM PROFESSOR! O estado do Piauí  possui a menor nota do IDEB=3.0, vários pontos abaixo da mediocridade, mas a nota média nacional não fica longe dos números do Piauí - 3.6!   
                                                               www.google.com.br/images
                              
Com piso salarial nacional a R$1.024,67 (que a maioria dosmunicípios brasileiros não paga)  que dá 2 Mínimos sem os descontos e não chega ao  maior Mínimo da era Vargas trabalhando 40 horas semanais, pesquisas recentes revelam que além do salário (uma merreca), péssimas condições de trabalho ( equipamentos e instalações em ínfima estrutura) a saúde  e integridade física/moral/psicológica/econômica de professores e professoras, extremamente solapadas, vão de mal para muito pior; uma coisa de doido (divã) e caso de polícia! Nesta paisagem tosca, surrealista quem quer ser professor?

www.google.com.br/images
  Quem são os cidadãos que abrem mão da própria vida para exercer a
 profissão em péssimas condições, e o pior, sem a garantia do paraíso celeste?

"
Uma profissão desvalorizada "Só 2% dos entrevistados pretendem cursar Pedagogia ou alguma Licenciatura, carreiras pouco cobiçadas por alunos das redes pública e particular". http://revistaescola.abril.com.br/

Quem se arrisca a responder a convocação da Nação: SEJA UM PROFESSOR! O que é ser professor, uma profissão que já foi “uma Brastemp e hoje não é essa Coca-Cola toda, mas...PODE SER?
Aos mestres, meu carinho, admiração e respeito!



27 setembro 2015

BRAZIL LAVA JATO: DILMA, OBAMA E O REMÉDIO AMARGO

LAVA JATO, DILMA, OBAMA E O REMÉDIO AMARGO
www.google.com.br/images. REFORMA.
Marina da Silva

É senso comum “O que arde cura” e “Remédio amargo é bom para o fígado”. Então quando o governo PMDB, ops, PT avisou que a receita para sair da crise era um remédio amargo, o povo, acostumado com este genérico republicano concluiu que o fígado da governança [conchavos/conluios, concupiscência PTMDB] está fedendo de podridão!
Sabendo que o Mensalão (2005) era fichinha perto da bomba...de gasolina adulterada que estava prestes a explodir num lava jato de fachada, a cúpula petista inundava a mídia que Dilma Rousseff era uma piada, uma presidenta de fachada criada para ser bunda-de-ferro, ops, testa-de-ferro cuja missão era esquentar o trono de Lula até a bomba estourar.
E...a sujeira veio à tona com o maior crime de corrupção nunca dantes visto com a deflagração da Operação Lava jato da PF- Polícia Federal Março/2014.
“O nome do caso, “Lava Jato”, decorre do uso de uma rede de postos de combustíveis e lava a jato de automóveis para movimentar recursos ilícitos pertencentes a uma das organizações criminosas inicialmente investigadas. Embora a investigação tenha avançado para outras organizações criminosas, o nome inicial se consagrou. A operação Lava Jato é a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve. Estima-se que o volume de recursos desviados dos cofres da Petrobras, maior estatal do país, esteja na casa de bilhões de reais. Soma-se a isso a expressão econômica e política dos suspeitos de participar do esquema de corrupção que envolve a companhia. No primeiro momento da investigação, desenvolvido a partir de março de 2014, perante a Justiça Federal em Curitiba, foram investigadas e processadas quatro organizações criminosas lideradas por doleiros, que são operadores do mercado paralelo de câmbio. Depois, o Ministério Público Federal recolheu provas de um imenso esquema criminoso de corrupção envolvendo a Petrobras.” http://lavajato.mpf.mp.br/entenda-o-caso
Acostumado com CPI’s (comissão protetora de ilícitos): CPI dos Correios, Frango, Máfia do lixo, Sanguessugas, Mensalinho, etc) cujas investigações inócuas nunca punem políticos corruptos e só tem cunho bélico entre partidos com o objetivo de queimar legenda e mudar rumos de eleições, o povo sabe que no Parlamento...tudo termina em pizza!
A partir do Mensalão (desintegrado em mensalão petista com julgamento BBB de Joaquim Barbosa e Mensalão Eduardo Azeredo mineiro Las Vegas - morre, ops, nunca será julgado em Las Minas Gerais - o crime “Lava jato” trouxe novidades: comandado pela Polícia Federal e Ministério Público Federal e não pela pizzaria Legislativo, a salvadora de bandidos, avivou a esperança de mudança frente aos crimes de corrupção no país.
Pois é...
Na cola do doleiro Alberto Youssef, bandido conhecido no crime de Corrupção Banestado, Paraná, a PF deu linha ao canalha e pescou um super crime de corrupção ligando empreiteiras, diretores da Petrobras e obras públicas da mesma, políticos de vários partidos, lobistas, doleiros. A PF chutou o pau da barraca e desmanchou o esquema de roubo do Erário: um super campeonato de corrupção fortificado pela descoberta dos mega campos petrolíferos e de gás natural na camada pré-sal (2007) e pelos Programas de Aceleração do Crescimento - PAC's - no mesmo ano e seguintes envolvendo 16 empresas, quatro delas, cabeças de chave e mandantes do jogo: as quatro irmãs do cimento/concreto! Quem morreu ficou com ficha limpa; quem renunciou Sarney e filha, Eduardo Azeredo, quem está quietinho Collor, Edson Lobão, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, Cabral e quiçá Caminha...
 A Lava Jato vazou no colo da presidenta Dilma, então...a culpa é da Dilma!
Resultado de imagem para PT PMDB CHARGES
www.google.com.br/images. Inocente!

Mas como se chegou à Lava jato? Disputa entre coronéis do Nordeste e centro-sul pelo controle da nação?
Diz o ditado “Quem procura acha!” E foi o que o PT achou quando estava “montando” um dossiê contra os Tucanos. A resposta: Mensalão PT!
Lula, então presidente, prometeu cortar na própria carne e garantiu o segundo mandato PT só no gogó e bolsa-esmola. Dilma, antes ministra das Minas e Energia, com o julgamento e prisão de José Dirceu, ganhou a Casa Civil e nas eleições de 2010, a presidência da República! Primeira mulher no mais alto cargo do poder, Dilma Rousseff teve seu passado escarafunchado e exposto no horário nobre e ainda sofreu assédio moral, sexual, escambal: guerrilheira, terrorista, assaltante, sapatão, feia! Prometendo varrer a corrupção e ser a mamãezona do povo, Dilma se viu engolfada na compra superfaturada de uma refinaria em Pasadena, Estados Unidos!
Créditos
Edição: Gustavo Miller (Conteúdo), Leo Aragão (Infografia) e Marcelo Brandt (Fotografia) Infografia: Karina Almeida e Roberta Jaworski Desenvolvedores: Fábio Rosa e Rogério Banquieri

Ela não sabia: que os relatórios foram manipulados e havia bola-fora, bola-murcha e donos da bolada  na gerência, presidência, diretorias da Petrobras, cartolas da mala preta. Mas quem é que apita nesta zorra?
As quatro irmãs do cimento e concreto: Odebrechet, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e Camargo Correia, grupo G4, empresas dos times juniores e até time dente de leite, times da série B, série C e série D: OAS, UTC, IESA ÓLEO E GÁS, ENGEVIX, GALVÃO ENGENHARIA, MENDES JÚNIOR...etc e tal.
Esta foi a mega descoberta da Operação Lava Jato. São elas quem decidem o Orçamento da União, as obras públicas que serão realizadas, o Custo Brasil, os diretores de áreas controladoras do propinoduto (operadores), financiamento de políticos corruptos e corruptores!
À crise mundial liderada pelo baixo crescimento chinês, especulação financeira, ingerências do FMI, juntou-se a crise de roubalheira nas obras públicas do Pac 2007, Pac World Cup Fifa  de futebol, Pac Olimpíadas! Crise política? Claro que não! Crise de corrupção e roubalheira: estamos representados e governados por ladrões, locupletadores! Collor não sabia; FHC não sabia, Lula não sabia, Dilma sabia! Ela era ministra das Minas e Energia e afinal...“não passa de uma mulher”! Fora Dilma e leva Lula e o PT juntos! Impeachment JÁ! Volta “Lulálá brilha uma estrela!” Ou o PMDB tá F*# e a governança já era!  Lula estava muito ocupado. Então...chama a criatura! Em 2014 a presidenta inventada foi reempossada e ela sabia: tinha que vir para salvar o bunker petista/pemedebista embebidos no maior crime de corrupção da história: o petrolão, nome dado pelo candidato derrotado, Aécio Neves- PSDB- partido que entrou, ainda no primeiro tempo, no crime de corrupção Lava jato!
Embora a PF estivesse pronta para dar ciência a nação dos crimes da Lava jato em Março de 2014, a manchete só apareceu após as eleições presidenciais. Dilma sabia e Aécio? Também!
Um acordo entre as partes PT-PMDB-PSDB protelou a divulgação que afetaria o curso da eleição.
                                      
                       www.gogle.com.br/images. 15 de março de 2015. Fora Dilma!

Em Novembro de 2014 um nome ganha a mídia: Sérgio Moro, juiz que conduz as investigações da Lava jato [colhe provas, prende corruptos, indicia e nomeia empreiteiras, políticos, diretores da Petrobras, doleiros, lobistas] cujo traço de união são as obras públicas superfaturadas, propinas, patrocínio de candidaturas de políticos. A operação Lava jato atendia como Petrolão até o PSDB entrar no listão da corrupção com o tucano mineiro Antônio Anastasia, dois mandatos como vice-governador de Aécio Neves, dois mandatos de governador de Minas Gerais e atualmente senador da república com ambições na prefeitura de Belo Horizonte! A população votante em Aécio toma as ruas: fora Dilma! Impeachment JÁ! Viva a ditadura! Uma enorme manifestação nacional verde, amarela no dia 15 de março de 2015! O pedido “viabilidade” de impeachment foi cimentado pela Odebrechet, a dona da bola, isto é,  tem mais de 62% do capital oriundo de obras públicas
Resultado de imagem para lava jato logo empreiteiras corruptas
                                                     www.google.com.br/images. Eles não precisam que o povo escolha candidatos, apenas que saia de casa, assine ou coloque o dedão na folha de presença do TSE-Tribunal Superior Eleitoral. Ao povo o título eleitoral...confere cidadania!

A pressão subiu às alturas, o coração “batendo mais que as maracas” tornou o pulso taquicárdico, a temperatura explodiu termômetro e Dilma Rousseff nesta “Insustentável leveza” do ser presidenta, encheu-se de olheiras, emagreceu, empalideceu e assustou: será que o câncer voltou! Nada, estava de dieta e com cara de fome!
A classe média interditada de ir as compras pela crise do dólar alto, foi conduzida às ruas pelo tucano mineiro batendo panelas, pedindo intervenção militar, impeachment, fora Dilma, fora Lula e leve o PT junto umas duas vezes mais e cansou!
                                       
www.google.com.br/images. A diaba veste PRADA, ops, PMDB! CRISE é hora de...OPORTUNISMO!

Traída e abandonada pelo próprio partido, Dilma tornou-se viral no facebook e twitter e viu sua cabeça rolando Palácio do Planalto aos pontapés! É o PSDB no poder na guerra de sucessão? Claro...que não!
Numa reviravolta bizarra, os aliados pemedebistas e traíras, ops, petistas, antes Brutus apunhalando César pelas costas, passam a suportar Dilma! Fica presidenta, o PMDB precisa de você! É só uma crise política...
Mas a verdade é que a crise é real assim como os baixos números do crescimento econômico do G2-Estados Unidos e China. 
Chega de afagar egos! E para Tio Sam, trocar Dilma por Temer é trocar seis por meia dúzia! "Ruim com ela pior sem ela"! É o que deixa claro Obama para a Dilma no passeio no carro auto-dirigível remoto controle chamado BRAZIL! A crise não é aquela “marolinha” do Lula em 2008 e exige reformas impopulares para salvar, entre outros, banqueiros - alerta Obama num papo cabeça ao contrário de Harry Truman que conversava mansinho com os latinos, mas trazia, escondido nas costas, um porrete! 
www.google.com.br/images. Se você supõe que o presidente dos Estados Unidos, receberia uma presidenta prestes a cair...sabe de nada inocente!

26/09/2015 10h56 - Atualizado em 26/09/2015 15h30

"Nos EUA, Dilma defende reformas no Conselho de Segurança da ONU

Presidente se reuniu com líderes da Alemanha, Japão e Índia em Nova York.
Ela disse que reforma é 'principal questão pendente na agenda da ONU'."http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/nos-eua-dilma-defende-reformas-no-conselho-de-seguranca-da-onu.html

Para agradar Tio Sam, banqueiros, especuladores financeiros e congêneres Dilma vai ter que rebolar! Só que no discurso sobre sustentabilidade do planeta (sustentar capitalistas e capitalismo), a presidenta atropelou o samba de uma nota só, tropeçou feio e saiu com a mandioca na mão! Aos perdedores...a mandioca! E a prescrição para vencer a crise e estabilizar a economia de acordo com o FMI: Remédio amargo, o mesmo que Reformas impopulares, o tal PAE- Programa de Austeridade e Expropriação do povo! Agora um medicamento genérico aplicado na zona do euro também para gregos e troianos!

A receita do FMI impõe o pacote de medidas necessárias:
_ Aumento dos impostos ( e volta da CPMF);
_ Aumento dos preços das coisas (dá-lhe inflação);
_Corte nos salários (congelamento dos concursos públicos, dos salários, uso e abuso de terceirização, estagiários, trabalho precário análogo a escravo e mesmo escravidão de imigrantes);
_Cortes nos gastos públicos com a Saúde, Educação, Segurança pública, transporte, arroz, feijão, etc (já previsto em 26 bilhões de reais e gancho para enfiar goela abaixo a CPMF, receita Renan Calheiros, suspeito da Lava jato e presidente do senado brasileiro);
_Aumento do tempo de aposentadoria (concluído);
_ Corte do abono permanência de quem cumpriu tempo de aposentadoria;
_ Aumento do tempo de contribuição ao INSS;
_Manter a inflação entre 4-6% virtualmente;
_ Mais privatizações e sell-off (seja lá o que isso signifique à soberania do fundo);
- Manter ao máximo o salário mínimo.