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05 dezembro 2013

BRAZIL: OBRAS PÚBLICAS, MOEDA POLÍTICA, SUPERFATURAMENTO, CORRUPÇÃO, ROUBO DO DINHEIRO PÚBLICO!

 OBRAS PÚBLICAS E  A IMOBILIDADE URBANA EM BELO HORIZONTE!

Fotos Marina da Silva. Uma década de "nervos a flor da pele", milhares de acidentes, brigas no trânsito,  zilhões de motociclistas sequelados ou mortos, deterioração do transporte público, aumento exponencial de carros velhos trafegando sem a mínima fiscalização, minto, se pagar o IPVA e Seguro obrigatório garantido a arrecadação até carroças trafegam em Belo Horizonte.


Marina da Silva


Bus Rapid Transport ou BRT é a sigla “primeiro mundo” para o novo sistema de circulação de ônibus na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais que, segundo os administradores da metrópole, QUE SERÁ” após a implantação do BRT, ou transporte rápido de ônibus, como formas de reduzir a quantidade de horas perdidas em engarrafamentos diários”.
www.gogle.com.br/images  BRT. CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ. “Fundação: 29 de março de 1693.Gentílico: curitibano. População: 1.746.896 habitantes (Censo 2010)”, TEM RELEVO LEVEMENTE ONDULADO.

www.google.com.br/images. Foto holograma de como será o BRT na Avenida Antônio Carlos, Paraná, etc ...UM DIA!


A obra de duplicação da avenida começou em 2002-2003, finalizada “MEIA-BOCA em março/2010 e DESTRUÍDA PARA IMPLANTAR O BRT em março/2011, anda a passos lentos, com vários “erros” e desperdício de dinheiro público. O concreto está rachado em vários pontos da pista para ônibus, o asfalto já foi recapeado  duas vezes na avenida Antônio Carlos, a última ocorrendo neste novembro-Dezembro/2013. Os gradis de proteção são miseravelmente de PÉSSIMA QUALIDADE. O PROBLEMA DAS OBRAS PÚBLICAS EM BEAGÁ ESTÁ NESSE TRECHO DA FRASE: APÓS IMPLANTAÇÃO. O que pode levar meses, anos, décadas a fio.
Fotos Marina da Silva. Metrô de BH em fase de implantação desde o início da obra em 1981- século passado E USADO  como propaganda eleitoreira na última eleição para prefeito!
Fotos Marina da Silva. Março/2012. Acredite, após inaugurada a duplicação da Avenida Antônio Carlos em março de 2010 tem início, EM MARÇO DE 2011, SUA DESTRUIÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO BRT!


Por quê copiar o modelo de BOGOTÁ se o modelo de Curitiba está em funcionamento há mais de 30 anos? Inexplicável! Visto termos know how BRT respeitado pelo mundo: 
Jaime Lerner, “Ex-prefeito de Curitiba por três vezes e ex-governador do Paraná por duas vezes, o homem que lançou seu olhar sobre a cidade de Curitiba, criando novos modelos e conceitos de urbanização ainda em 1971, hoje dedica-se ao Instituto Jaime Lerner, é consultor da ONU para questões de urbanismo, presidente honorário de SIBRT e membro de conselhos consultivos de várias organizações internacionais voltadas para mudanças climáticas e sustentabilidade. Eleito em 2010 pela RevistaTimecomo um dos 25 pensadores mais influentes do mundo, Jaime Lerner acredita que o carro particular, no futuro, será visto como o cigarro nos dias de hoje: “Você poderá usá-lo, mas será encorajado a não fazê-lo para não incomodar as pessoas”.”

EIS O QUE SERÁ, APÓS IMPLANTADO, O BRT BH!
Mosaico a partir de www.google.com.br/images. SÃO IMAGENS DE COMPUTADOR, FAKE, MAS César Menotti e Fabiano, garotos propaganda eleitoreira, CANTAM, SENTAM NA ESTAÇÃO E FAZEM O DIABO NUM BRT DE FICÇÃO! MIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIISTÉRIO!

OLHA A PROMESSA POLÍTICA: BRT.
“Onde será implantado ?
Em corredores que apresentam uma grande demanda pelo transporte público na cidade:
* Corredor Antônio Carlos - Pedro I, com cerca de 16 km;
* Corredor Cristiano Machado, com cerca de 5 km;
* Corredor Pedro II – Av. Carlos Luz ,,com cerca de 12 km;
* Em vias de Área Central, com cerca de 5km.”

“Quando serão implantados?
Até meados de 2012 esses corredores deverão estar operando:
"Corredor Cristiano Machado – janeiro de 2012;"
Fotos Marina da Silva. Avenida Cristiano Machado. BH/MG. 02-12-2013


"Corredor Antônio Carlos – Pedro I – agosto 2012.”

Fotos Marina da Silva. Obras na Avenida Pedro I. 2012/2013

Foto Marina da Silva. BRT Av. Antônio Carlos.2013
Uma obra que ao longo dos anos se tornou peça de ficção para os belo-horizontinos; um sistema de transporte que foi trazido de Bogotá, na Colômbia, como aposta para melhorar o trânsito da capital; e três novos espaços para atender a população na área mais criticada da atual administração, a saúde. Ao apontar os três principais compromissos com Belo Horizonte a serem entregues até o fim de seu segundo mandato, em 2016, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) destaca a expansão do metrô e a implantação do BRT, ou transporte rápido de ônibus, como formas de reduzir a quantidade de horas perdidas em engarrafamentos diários.” Estado de Minas.  28/12/2012

 O BRT de Belô. ESTAMOS NO FINAL DO ANO DE 2013...
Foto Marina da Silva. BRT Av. Paraná 2013
Foto Marina da Silva. BRT. Av. Santos Dumont



Rapidez, celeridade, velocidade, compromisso fiscal, social, responsabilidade ambiental são palavras que não se casam de forma nenhuma com a administração de Belo Horizonte e quiçá do estado de Minas Gerais! Já dizia o grande Mentecapto, de Fernando Sabino. A política aqui está sempre “dois passos atrás a cada passo” dado, rumo a resolução de problemas comuns às grandes cidades, por exemplo, sistema de transporte!



A cidade cresce aceleradamente, verticaliza-se ferozmente em descompasso com o atendimento as novas demandas e pior, administrada por políticos que se divorciaram de vez da sociedade e levaram a administração ao estado mínimo, estado necessário, ou seja, atende a interesses capitais, ligados a capitalistas [destaque para empreiteiros que colonizam e parasitam obras públicas]. E o povo... que se...F*@.com.bh/mg! Terceirizar atividades essenciais como Serviço de limpeza urbana, creches, sistema prisional, etc. A capital de Minas Gerais opera no modo ESTADO EMPRESA...TERCEIRIZADA E DE QUINTA CATEGORIA!



"TRANSPORTE RÁPIDO POR ÔNIBUS - BRT MOVE". MOVE MIHÕES, BILHÕES DOS COFRES PÚBLICOS!


 
"Qual o investimento do poder público?

Corredor Antônio Carlos – Pedro I – 688 milhões de reais;
Corredor Pedro II – Carlos Luz - 231 milhões de reais;
Corredor Cristiano Machado – 51 milhões de reais;
Tratamento da Área Central – 56 milhões de reais."  VALOR TOTAL: R$1.026.000,00 (MAIS DE 1 BILHÃO)

Fotos Marina. Valores parciais de algumas obras de mobilidade urbana em BH. Cotação dólar. 2.3" “Muitas vias"Em Belo Horizonte o transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês) está sendo implementado nas avenidas Santos Dumont, Paraná, Cristiano Machado, Antônio Carlos e Pedro I. Todas as obras estão previstas para serem concluídas em dezembro. O sistema deve entrar em operação em 2014. O investimento estimado para colocar as vias em funcionamento é de R$ 696,8 milhões. “http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2013/07/01/internas_economia,415237/atraso-nas-obras-do-brt-gera-queda-de-ate-75-nas-vendas.shtml"
Foto Marina da Silva. BRT. Avenida Antônio Carlos. Dez/2013

A duplicação de avenidas em Belo Horizonte tornou o pesadelo de um trânsito caótico, violento, irritante em um transtorno diário em escala geométrica maior! Vivemos em um “estado de canteiro de obras permanente” que fazem um trajeto de 15 minutos despender 45 minutos e um trajeto de 30 minutos ser realizado em 1 ½ horas! Ir e vir no dia a dia em Belo Horizonte para trabalhar tornou-se abominável desde o início da duplicação da Avenida Antônio Carlos[2002-2003], Avenida Cristiano Machado[idem], Linha Verde, Avenida Pedro I [2011] e a destruição de tudo para implantação do novo sistema de transporte urbano-BRT! Sair para diversão...nem pensar!

Como fazer em 10 anos uma obra de no máximo, em país civilizado, 10 meses?

Os desadministradores de Beagá dão aulas! Paralisações inexplicáveis das obras e sabotagem: tem trabalhadores e não tem máquinas; tem trabalhadores e máquinas e não tem operadores; tem trabalhadores,  máquinas e operadores e não tem material de trabalho; tem tudo e ninguém faz nada!
Foto Marina da Silva. Dez/2013 BRT. Av. Santos Dumont

"BRT: uma solução em marcha lenta na capital mineiraPrometido como a salvação para o transporte público de Belo Horizonte, o BRT está com suas obras num ritmo que chama a atenção dos moradores da cidade pela sua morosidadehttp://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/02/16/interna_gerais,350793/brt-uma-solucao-em-marcha-lenta-na-capital-mineira.shtml"
Foto Marina da Silva. Dez/2013. BTR. Av. Paraná

Basta olhar pela janela do carro, do ônibus e ver o descalabro que é a execução milionária, bilionária das obras públicas em Belo Horizonte! Sem falar em iniciar as obras sempre no período das chuvas! Jogo político, fonte de corrupção e desvio de verbas públicas! Este é o significado de obra pública no Brazil!
As obras públicas não estão sendo executadas para resolver os problemas do trânsito; pelo contrário, elas possuem duas importantes funções: escoadouro do dinheiro público (leia-se roubo) e cabresto eleitoral (dar a impressão de que “A prefeitura está fazendo mais”,  “Está fazendo melhor”, “Esta fazendo mais e melhor, “A prefeitura não para de trabalhar para você!”

Foto Marina da Silva. Dez/2013. BRT Av. Cristiano Machado


POR QUE BELO HORIZONTE NÃO CONSEGUE RESOLVER O PROBLEMA DE MOBILIDADE URBANA QUE AFETA NÃO SÓ AS AVENIDAS OU CORREDORES PRINCIPAIS?

"Obra do BRT em novo capítulo de desperdício de dinheiro público Mais um trecho de concreto do corredor central da via precisa ser destruído para abrigar estação do sistema de ônibus em implantação em BH. Faixas de tráfego são interditadashttp://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/06/19/interna_gerais,408306/obra-do-brt-em-novo-capitulo-de-desperdicio-de-dinheiro-publico.shtml"

A resposta de Gabriela Pereira Lopes - gerente de planejamento e controle da BHtrans, mais conhecida como BHTRANStorno é o “fenômeno de motorização”. HÃ????

Explico: vivemos um boom econômico no país, BH inclusa; mas como o sistema de transporte no país é uma merda, BH especialmente, o cidadão prefere ficar endividado em “trocentas prestações e andar em veículo próprio[carros, motocicletas] ou vans! Então há duas décadas “O aumento da frota de veículos (...) é de 180%!"Em 2002 eram 700 mil veículos, atualmente são cerca de 1.400 (Um milhão e quatrocentos) mil veículos que vai da bicicleta motorizada, motos, carros velhos, carros novos, utilitários, busão e o escambal!

“O tráfego nos bairros reflete o que acontece em toda a cidade”.
A CULPA DE TUDO É DOS BELOHORIZONTINOS??? SIMPLES ASSIM??


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