Postagens populares

Pesquisar este blog

18 fevereiro 2018

BRAZIL. BELO HORIZONTE DESADMINISTRADA PÕE CIDADÃOS EM RISCO NO TRANSPORTE PÚBLICO

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

www.google.com.br/images.  PELAS 05 VÍTIMAS DO ACIDENTE COM O ÔNIBUS EM BELO HORIZONTE ONTEM 13-02-2018. QUE DEUS CONFORTE SEUS FAMILIARES

***

COBRORISTA

Foto Marina da Silva. Indo ou voltando do trabalho a mesma "via-crucis" e sem ar, sem lugar para segurar, pagando caro para ser transportados como gado em Belo Horizonte, MG.

Marina da Silva

Parece nome de uma "arte", como pianista, aquele que toca piano ou compõe músicas para serem executadas ao piano por pianistas, MAS...
Cobrorista, neologismo criado por mim, é apenas o acumulo de duas profissões estressantes e estafantes e mal remuneradas ligadas ao transporte público de massa: motorista e cobrador de passagens. É a unificação de duas tarefas perigosas em um único trabalhador(a) e que vem ocorrendo em Belo Horizonte, a metrópole riquíssima e capital do rico estado de Minas Gerais, desde final da primeira década do século XXI. Beagá, como carinhosamente é conhecida a cidade, vem sendo (des)administrada como uma empresa terceirizada de quinta categoria visando altíssimos lucros para poucos, embora se proclame a cada eleição/reeleição que "O sol nasce para todos" e  "Minas caminha sem deixar ninguém para trás"; tratando seus cidadãos/cidadãs como meros consumidores de serviços públicos $1,99, made in China!
Foto Marina da Silva. Mas é só no horário de pico e durante a semana! Dizem os estúpidos. Claro que os usuários do transporte público usam no horário de pico, ou seja, ir e voltar do trabalho...Ôrra!

A unificação das duas profissões de cobrador e motorista data dos anos Noventa quando foi criada a "via suplementar" de busão para combater o transporte pirata exercido pelos donos ou motoristas das "Vans" que tem cobradores, diga-se de passagem; uma guerra que praticamente não deu em nada, não melhorou o transporte público urbano e interurbano visto a onipresença do serviço oferecido pelas "Vans piratas" no dia-a-dia ininterruptamente! Graças ao bom Deus!
Claro que as tendências futuristas apontam para o fim de ambas as profissões de motorista/cobrador com a chegada dos veículos automáticos, já usados em escala razoável em alguns países de "primeiro mundo"como os Estados Unidos! Mas como "o futuro não é mais como antigamente": bem-estar, igualdade, liberdade e fraternidade entre capitalistas e precariado (nome contemporâneo para proletariado e sub-proletariado) principalmente em países como o Brasil, onde um único indivíduo possui sozinho cerca de 95 bilhões de dólares e o fosso entre pobres e ricos é abissal!
Fotos Marina da Silva

Usar o transporte público no país é uma sofrência, e aqui fico só em BH: tarifas caras, frota velha e caindo aos pedaços, inclusive no novíssimo transporte rápido por ônibus-BRT, uma mega farsa e "suspeita de malversação" do dinheiro público, inaugurada inacabada e com ônibus velhos REPINTADOS (e olha que estou sendo boazinha). O transporte público em Belo Horizonte é dominado por máfias, ops, famílias que controlam tudo até mesmo os "reguladores" do transporte público de BH.
"Há algo de podre no reino..." abusando de uma frase de Shakespeare[1564-1616] em Hamlet; e não é somente no serviço de limpeza urbana, transporte público, saúde pública, educação, ficando nestes exemplos para não alongar a tragédia!
Desde seu início o novo sistema moderno de transporte público de massa apresenta falhas. Duas delas: aumento de passagens que já são tarifas altas e "ouvidos moucos" da Ouvidoria da PBH-BHtrans para reclamações. Meu entusiasmo com o BRT não demorou meses. Acidentes, incêndios, sistema de refrigeração defeituosos, ônibus caindo aos pedaços, assaltos dentro dos ônibus e estações e milhares de outras falhas que aparecem todos os dias na mídia escrita e televisada sem nenhuma ação concreta para resolução dos problemas. Os últimos aumentos de tarifa mostraram o total desrespeito com os passageiros: o aumento anual transformou-se em semestral e o mais incrível, pagamos a mesma tarifa para os velhos ônibus convencionais como para os ônibus velhos do novo sistema BRT com ar refrigerado (quando funciona). Notei em 2013 que a BHtrans, serviço de reclamação deixou de atender diretamente ao "cliente/cidadão" e iniciou o tele-atendimento: Disque 1 para lotes sem capina...3 para nada ou coisa alguma! Desisti. Da Ouvidoria recebi reposta sobre o BRT 51 linha paradora Área Hospitalar: sistema em fase de adaptação, sua queixa foi ouvida e o problema resolvido. Só que não! 
Então foi com espanto que descobri que em 2018 a função de COBRADOR estava definitivamente nas mãos do MOTORISTA e claro que fiquei tensa e pensei: vai dar merda! Passei a usar o busão com o coração na goela! O cobrorista tem que dirigir dentro do horário previsto certo? Então ou a viagem fica mais longa e isso o chateia pra cara.mba ou ele tem que vir em altíssima velocidade para atender os prazos do patrão e diminuir a encheção de saco de passageiros. Tenso.

"Ônibus cai em córrego na Região do Barreiro

 e deixa cinco mortos e quatro gravemente feridos

Acidente com veículo da linha 305 foi 

às 19h15 desta terça-feira no Bairro Mangueiras.

 Motorista está entre as vítimas fatais"







Lei de Murphy: Se algo tem tudo para dar errado...DARÁ!
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2018/02/13/interna_gerais,937563/onibus-cai-em-corrego-na-regiao-do-barreiro-e-deixa-cinco-mortos-e-qua.shtmlAcidente com veículo da linha 305 foi às 19h15 desta terça-feira no Bairro Mangueiras. Motorista está entre as vítimas fatais. (foto: Leandro Couri/EM/D.A press )


Pessoas ouvidas no local, dentre elas uma senhora, informou que o motorista havia reclamado cansaço um dia antes...
CINCO MORTOS! 18 FERIDOS E CONTAMINADOS, POIS O CÓRREGO É UM ESGOTO À CEU ABERTO! QUEM É QUE VAI PAGAR POR ESTAS VIDAS? QUEM SE PREOCUPA COM AS CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE TRABALHO DO MOTORISTAS? QUEM SE IMPORTA COM OS PASSAGEIROS?
EU CULPO A PREFEITURA DE BELO HORIZONTE E SEUS ADMINISTRADORES PASSADOS E PRESENTE! EU CULPO A BHTRANS MERO ENFEITE E A SERVIÇO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE URBANO! EU CULPO A GANÂNCIA DESTAS EMPRESAS! E EU CLAMO POR JUSTIÇA!
VOLTEM IMEDIATAMENTE COM OS COBRADORES!
****************************************************************
www.google.com.br/images

AOS FAMILIARES DOS MORTOS: MEUS SINCEROS SENTIMENTOS! QUE DEUS OS CONFORTE NESTA HORA E LHES DÊ FORÇA! DEUS OS ABENÇOE!

AOS FERIDOS DESEJO PRONTA RECUPERAÇÃO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário